quinta-feira, 31 de março de 2022

AGUARDAMOS...


Hoje, apesar de nos lembrar o dia do golpe de 64, é um bom dia, porém,  para nosso Patrimônio Histórico.

Em presença de várias autoridades politicas e religiosas, o Governador Helder Barbalho e a Secretária de Cultura, Ursula Vidal, assinaram a Protocolo de intenções para incorporação e restauro dos imóveis da Ladeira do Castelo  ao Complexo Arquitetônico Feliz Luzitânia, juntamente com o Arcebispo D. Alberto Taveira Corrêa.

Quem mora na Cidade Velha, principalmente, se regozija pois a situação de tais prédios era, realmente, penosa. Uma plantinha, encontrou espaço nas paredes frontais  dessas casas e cresceu enormemente... o que chamava muito mais atenção ao abandono em que se encontravam há anos.


O Arcebispo Taveira, no seu discurso, elogiou e agradeceu, não somente a disponibilidade do Governador a respeito da salvaguarda de tal patrimônio mas também o esforço, a dedicação e todo o trabalho de Ursula Vidal, para chegar a este resultado.  


Ela, em vez, agradeceu entre outros orgãos, o IPHAN e o IHGP, pela colaboração dada e lembrou que já foram investidos cerca de  60 milhões em obras patrimoniais...e  muitos de nos perguntamos: AONDE?  Entendemos o esforço feito quando ela começou a citar alguns deles: Palacete Faciola, Museu do Estado, Cemitério da Soledade, Museu do Marajó,... Nem precisava citar outros,  o vulto dos investimentos era realmente grande e com certeza pesavam no balanço da SECULT, com ótimos resultados.

O Governador elogiou e também agradeceu o trabalho feito por Ursula, mas ganhou pontos com os moradores da Cidade Velha quando reclamou do seu abandono; da necessidade que órgãos púbicos estaduais e municipais se unam em defesa da nossa memória histórica; da necessidade, também, de ouvir os clamores daqueles poucos que a defendem com unhas e dentes...

Ele não falou bem assim, usou outros termos, mas enquanto falava da necessidade de proteger a Cidade Velha, só pensavamos nas nossas lutas solitárias a respeito, e como seria maravilhoso, se outros, incluindo órgãos públicos, se juntassem a nós na luta, ao menos, pelo respeito das leis...para começar.

1-  Respeitar os decibeis previstos nas normas nacionais quanto a poluição sonora;

2-  Reduzir ou eliminar a passagem de carretas por estas ruinhas;

3-  Reconduzir ou transferir as calçadas para o poder público;

4-  Sinalizar o início e o fim da área tombada...

5-  Vigilância permanente e concreta seja dos bens públicos que das pessoas, também. 


  OBRIGADA SR. GOVERNADOR... 

AGUARDAMOS CONSEQUÊNCIAS DESSE DISCURSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário