quinta-feira, 22 de novembro de 2018

A NOSSA VITORIA DE PIRRO COM A CELPA


É incrivel mas é verdade: ainda não acabou  a nossa LUTA SEM FIM contra os 'olhões' que a CELPA instalou anos atrás e que, conversa vai-conversa vem, prometem retirar, mas continuam nos muros da area tombada da Cidade Velha.

Abaixo podem ler sobre o que foi feito e o trabalho que nos deram esse 'olhões'. Perdemos até amizades e colaboração por ter escrito nos cartazes, frases esplicitas referidas  a alguns orgãos que julgamos não terem feito seu dever. Como lutar sem dizer claramente quem está por tras do problema???

https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/05/que-dizer-disso.html (ler os comentários)
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2014/05/celpa-precisamos-de-esclarecimentos.html
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/05/os-medidores-rejeitados.html
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/a-celpa-mpe-e-defesa-do-nossopatrimonio.html
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/os-postes-propostos-pela-celpa.html
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/que-nao-seja-uma-vitoria-de-pirro.html
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2015/02/a-celpa-e-suas-promessas.html

Pois bem, passado todo esse tempo e apesar das promessas feitas, e nas quais acreditamosainda estamos a discutir o argumento com a CELPA.



Estamos falando daqueles ‘olhões’, que, após um nosso ‘ajoelhaço’em frente a Catedral da Sé, prometeram de retirar, e não o fizeram. Na verdade, passaram nas casas e desligaram os medidores, mas as caixas onde estavam ficaram nos muros. Foram retiradas  aquelas que causaram mais horror aos cidadãos, mas a grande parte ficou onde tinham colocado originalmente.

Tem que disse, na época, que “Isso daí gerará em torno de 60 a 70 milhões de Reais fraudulentamente, escandalosamente, vinda do bolso do sofrido batalhador paraense para os cofres da Rede CELPA, Newton.” (Aqui mais detalhes https://fauufpa.org/2014/05/27/celpa-o-golpe-da-caixa-padrao-12-de-abril-de-2013/#comment-16107). A razão  talvez fosse a desproporção entre os modelos usados.

A coisa mais absurda foi, de fato,  constatar que no Lago Azul, em Ananindeua tinham colocado uns medidores não maiores que uma bic. Por que na Cidade Velha colocar esses absurdos? Não tinha sentido usar tipos enormemente  diferentes de medidores, sem chamar atenção.

Voltando ao fato: semana passada fomos chamados para uma reunião no MPF para falar da existência, ainda, desses olhões na parte tombada da Cidade Velha. Estavam presentes três representantes da CELPA , um representante do IPHAN, além do vice-presidente da Civviva e o Procurador que segue o caso ha anos. 

Ficou decidido que o IPHAN vai fornecer à CELPA um material que indique o polígono do Centro Histórico (incluindo parte da Cidade Velha e Campina), o que já é uma confirmação que na reunião anterior fizeram propostas pouco sérias, se hoje precisam do mapa da área em questão.

Mais uma vez ouvimos dizer que a  CELPA fará a troca dos medidores que remanescem onde não deveriam mais estar. Caso o responsável pelo imóvel não aceite a troca, a CELPA encaminhará ao MPF, para entendimentos...Isso em um prazo de 45 dias.
Mais uma vez as notícias parecem alvissareiras. Não ficou claro, porém, se isso vai provocar um onus aos moradores, como alguns se lamentaram quando os foram colocar. Será por esse motivo que encaminharão aqueles que não aceitarem a troca, ao MPF "para entendimentos?"

Achamos que é o caso de alardear essa informação aos moradores para que não sejam, novamente, iludidos como ja o foram no passado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário