domingo, 31 de março de 2024

60 ANOS ATRÁS...

                                               

  Numa terça feira de sessenta anos atrás, nos acordamos sem saber que estava sendo efetuado um golpe militar que interromperia por mais de vinte anos  a nossa já parca democracia.

A eleição e renuncia de Janio Quadros em 1961, no momento em que seu possível sucessor, João Goulart estava na China,  já criou problemas. Iniciam as acusações de simpatia com o comunismo contra o futuro presidente. Sua posse foi possivel depois que Leone Brizola deu início à Campanha da Legalidade. Para solucionar o problema, foi necessário passar  ao regime parlamentarista, no qual o presidente tem poderes reduzidos.

Somente em 1963 se volta ao presidencialismo e Jango da´inicio ao seu programa de metas, através de propostas de reformas de base. Sua intenção era solucionar questões estruturais da sociedade brasileira.

Dia 13 de março de 1964, num comício feito em frente à estação Central do Brasil, para cerca de 200.000 pessoas, falou das  reformas: tributária, bancária, administrativa, agrária, entre outras. A Reforma Agrária, foi  a que gerou mais discussões.

No dia 19 de março de 1964, os conservadores deram sua resposta com a realização da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, pedindo pela intervenção dos militares. Cerca de 500 mil pessoas se apresentaram nas ruas de S.Paulo, contra o programa de Metas do Presidente.

Os dias que se seguiram não foram fáceis e na madrugada do dia 31 o General Olímpio Mourão Filho, chefe dessas tropas, já as tinha mobilizado a partir de Juiz de Fora. Tanques, saindo da Vila Militar, tinham sido colocados em frente ao Ministério da Guerra, onde também ja se encontravam numerosos carros blindados e de combate. Politicos quais Amaury Kruel, Ademar de Barros e Lacerda, eram citados em continuação nos noticiários.

No Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, destituíram o então presidente João Goulart o qual se exilou no Uruguai. . Às 16 horas do dia 1º. de abril, ja tinha acabado tudo. Uma ordem assinada pelo general Castelo Branco dizia: "Que as tropas do I Exército cessem todas as operações e voltem aos quartéis".  

Depois do Congresso Nacional declarar a vacância da Presidência, os comandantes militares assumem o poder.

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

ATO INSTITUCIONAL Nº 1, DE 9 DE ABRIL DE 1964.

Dispõe sobre a manutenção da Constituição Federal de 1946 e as Constituições Estaduais e respectivas Emendas, com as modificações instroduzidas pelo Poder Constituinte originário da revolução Vitoriosa.

No dia 15 de abril de 1964, toma posse como primeiro governante desse período o general Castello Branco . 

O AI-2 nasce no 27 de outubro de 1965, e teve vigência até 15 de Março de 1967, quando o General Costa e Silva tomou posse e a nova Constituição de 1967, proposta pelo Executivo e ratificada pelo Congresso, entrou em vigor.

O resto é historia de abusos, violência... Dizem que “Após 60 anos do golpe militar, Brasil só seguiu duas das 29 recomendações da Comissão da Verdade pela democracia”.


Nada a festejar...mas a luta continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário