sexta-feira, 22 de março de 2024

...o Largo do Carmo: como era

.                                                                     

 NO TEMPO DOS MEUS AVÓS

(na década de 1910 )                

                    

O Largo do Carmo

Na Cidade Velha 

Era a moradia mais chique

Da cidade de Belém

Nos Tempos Dos Meus Avós

Na era de Ouro da Borracha


Lá os dias pareciam

Amanhecer em festa

E quando a tarde chegava

Senhoras de meia idade

Vinham às suas janelas

Ao ouvirem o som 

Do velho realejo a tocar


Com os olhos razos d'água

Mãos postadas sobre o peito

Suspiram por seus amados

Em juras eternas de amor

Em saudades do tempo

Que ja se foi mas

Que um dia foi todo seu


O realejo tocava

Em todo final de tarde

valsinhas do coração

Enquanto o petiz da intendência

Vinha acender os lampiões

Clareando a praça do Carmo


Meninas direitas não recebiam

Seus pretendentes 

À sombra dos lampiões


Apenas as sirigaitas 

Preferidas de certos rapazes 

O faziam às escondidas

Sob os olheres vigilantes

E altamente repreensores

Das senhoras em suas janelas


"Um rapaz de boa familia

Não se expõe às claras 

Com certas serigaitas

Para não ficar 

Mal falado também"

Diziam as velhas senhoras

Alertando seus meninos


Nos dias de festas 

Nas quermesses da paróquia

Da Igreja do Carmo

O Largo ficava coberto

De bandeirinhas multi coloridas

Dando cores novas 

Às cores da velha pracinha


A Banda marcial 

Da policia militar nunca se furtava

De tocar seus dobrados

No quiosque do Centro da praça

Todos aplaudiam e vibravam


E quando o Maestro ordenava

Musicas para dançar

Um longo e unissono ôôôhhh...

Era ouvido à longa distância


Velhos e bigodudos senhores

Verdadeiros pés de valsa

Quando jovens

Tomavam suas senhoras nos braços

Exibiam seus melhores passos

Dançando felizes e exibidos

Como nos melhores dias 

Das suas juventudes


Outro longo e choroso suspiro

Era ouvido sob aplausos

Quando o Maestro sentìndo

A hora grande chegar

Ordenava aos músicos

A Valsa da Despedida


Nesses dias de festa

A intendência municipal

Permitia que os lampeões

So fossem apagados

A uma hora da madrugada


E foi assim que um dia

muito  distante 

Um garboso e bigodudo rapaz

Veio a conhecer

Essa que viria a ser

A minha querida vovó Linda

Claralinda era seu nome


E desde então

quantas festas se passaram

E quanto tempo se viveu

Mas a pracinha centenária

continua  lá

Os lampeões foram trocados

O velho reslejo cedeu seu lugar

A alegres violeiros em noites de luar


Muita coisa mudou

Mas o velho Largo do Carmo

Continua  no mesmo lugar

Do mesmo jeitinho 

De  tempos atrás

E com o mesmo espirito festeiro (1)

Do tempo dos nossos avós 


Hoje eu ja sou avô

E por lá eu nunca morei


São tantas as estórias

Que eu ouvi contar

Que eu chego a sentir saudades

De um tempo que eu não conheci

Mas que parece tão real para mim

Que eu chego a duvidar

E questionar a mim mesmo:

Se em vidas passadas...

Será que eu viví por lá?

No mesmo 

Tempo dos Meus Avós?


Em  21/03/2024  Hernan SouzaFilho


Anos 50.


(1) quanto ao "espirito festeiro" de hoje, é importado de outras periferias, 

sem alguna atenção as leis hoje vigentes, e esse desrespeito a todas as normas 

civis, não é gradito pelos moradores... que não vendem cerveja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário