quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

A BEM DA VERDADE...




ONTEM PUBLICAMOS algo referente a um prédio situado ma Travessa Padre Eutiquio n. 555, onde, no passado, funcionou a SESMA. https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2020/02/esse-nosso-patrimonio.html
O estado de abandono  de tal prédio levou todos a fazer conjecturas a respeito.  

O IPHAN, ao tomar conhecimento da nota em questão, nos informou que:
- o atual proprietário é um chinês que,
- em abril de 2019 foi autorizado a restaurar “ sua fachada, mantendo a volumetria e reconstruindo, ainda que parcialmente, sua cobertura...”
-  nota-se, porém que até a presente data nenhum serviço foi iniciado.




Informações sobre a vistoria técnica feita pelo IPHAN em tal prédio no inicio deste ano,  foram enviadas à Coordenadora da Defesa Civil de Belém e ao Presidente da Fumbel.  De fato foi dito que o mesmo se encontra,  em “acelerado estado de degradação, com rachaduras e forte presença de vegetações e raízes, tanto na fachada quanto no seu interior”.

Para a interdição desse imóvel é necessária uma vistoria que avalie o risco de desabamento, além de medidas preventivas de segurança que deverão ser adotadas pelo proprietário. Tal vistoria  foi solicitada aos órgãos acima citados, em tal comunicação.

Agora é aguardar a decisão sobre o risco ou não de desabamento, para as consequentes decisões do caso. 

Ainda esta semana o IPHAN terá um encontro com o proprietário do prédio em questão. Todos esperamos boas noticias desse encontro.


                 Agradecemos a Superintendente do IPHAN 
                     pela clareza e rapidez das informações. 

Um comentário:

  1. É necessário saber a posição da FUMBEL, pois é área do Centro Histórico. Para o município existem categorias de preservação.

    ResponderExcluir