terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

QUEM SUBSTITUIU A CELPA?

Corria o mês de maio de  2014 quando, num belo dia de sol vimos a CELPA  instalar, na Rua Dr. Malcher, na área tombada  da Cidade Velha,  uns aparelhos horríveis.


Foi um cáos. Todos se rebelaram. Ninguem aceitava esse abuso, próprio quando os proprietários tinham acabado de perder parte de seus direitos após o tombamento pelo Iphan, daquela área. Fotos apareciam, seguidas de reclamações e até manifestações foram feitas.


Depois desse Ajoelhaço que fizemos antes do Cirio na frente da igreja da Sé, a Celpa escreveu aos jornais dizendo que "não colocaria' outros na Cidade Velha.

Após esta denuncia  colocada no nosso blog...
... o Iphan nos informou  que já tinham feito uma “reunião com representantes da Celpa para tratar do assunto, mas... pelo jeito não adiantou nada. Vamos notificá-los.

A Presidente da FUMBEL em vez nos respondeu: “Já encaminhei para SEURB e SESAN”.

Esta Associação e a Aapbel, no entanto,  fizeram uma reclamação relativamente a implantação desses novos medidores de energia, principalmente na área tombada. Tais instalações agrediam, esteticamente, as fachadas das casas da area em questão que, além do mais, são de interesse a conservação da  nossa memória histórica.

O tamanho de tais ‘caixas’, seja quanto a largura, quanto a profundidade, colocadas a menos de dois metros de altura do solo, foi considerado perigoso, quanto a segurança, inclusive dos cidadãos que por ali passassem.

Em agosto a Promotora de Justiça de Direito do Consumidor, Joana Chagas fez uma reunião com  representantes da CELPA e da sociedade civil. Motivo: a substituição dos ‘olhões’ com tais medidores.

O advogado da CELPA demonstrou disponibilidade   “a conversar sobre os questionamentos, inclusive se for o caso, mudar o padrão para que seja mais adequado ao clima e não agrida esteticamente os imóveis nos quais são instalados,...”

Em setembro, começamos a ver os postes propostos pela CELPA... e, por ter continuado a crer na necessidade de aplicar o Art. 216, V, § 1º da nossa Constituição que diz: " O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro(...)" é que levamos um susto.  Mais uma vez tinhamos sido ignorados e ludibriados.
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/os-postes-propostos-pela-celpa.html

Certo é que após algum tempo era já o Dr. Potiguar a ocupar-se do problema, pelo MPF. A Celpa dizia que já os tinha retirado e nós demonstravamos com fotos que isso não era verdade. Um ano depois voltavam a fazer as mesmas afirmações e  nós a demonstrar que era mentira, pois resultavam presentes em muitas casas, ainda.

Abaixo temos algumas notas desta Associação sobre o problema dos olhões da Celpa, uma historia começada em 2014 e que ainda não teve fim.

DÊEM UMA OLHADA, vão descobrir o cinismo dessa firma em dizer ao MPF que ja os tinha retirado...
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2019/01/e-esses-olhoes.html
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/01/olhoes-da-celpaa-historia-continua.html
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2018/11/a-nossa-vitoria-de-pirro-com-celpa.html
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2015/02/a-celpa-e-suas-promessas.html
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2014/09/em-defesa-do-centro-historico.html
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/os-postes-propostos-pela-celpa.html
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/que-nao-seja-uma-vitoria-de-pirro.html
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/a-celpa-mpe-e-defesa-do-nossopatrimonio.html
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2014/05/celpa-precisamos-de-esclarecimentos.html

Pois bem,  agora ela se chama Equatorial e em novembro de 2019 notamos que tinha colocado mais um desses aparelhos de medição na travessa Felix Rocque. Avisamos o IPHAN que tomou providências, esclarecendo que: a instalação de novos postes ou medidores nas fachadas dos imóveis do Centro Histórico de Belém não foi autorizada por este Instituto e que a não retirada dos mesmos poderá acarretar em Auto de Infração.

... mas o medidor ainda está no mesmo lugar.


                                MUDOU O NOME  MAS O 

                COMPORTAMENTO INCIVIL, CONTINUA.


















Além de não ter retirado todos os que tinha colocado antes, abusivamente, ainda está colocando novos...
          
Por que não usam aqueles do Lago Azul que, também, foram os que usaram nas substituições feitas na Cidade Velha, apos as denuncias?



SERÁ QUE O MPF NÃO ESTÁ SABENDO DISSO? POR ACASO MANDOU CONTROLAR, APOS NOSSA ULTIMA CORRESPONDENCIA? ALGUEM  SUBSTITUIU O DR. POTIGUAR?

   SÃO SEIS ANOS QUE ABUSAM DA NOSSA PACIÊNCIA E... DAS LEIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário