terça-feira, 10 de setembro de 2019

Encontro Civviva/UFPa


A Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará, através do Pró-Reitor dr. Nélson Souza, recebeu na manhã de hoje (10.09.2019) parte da diretoria da Associação Cidade Velha Cidade Viva-Cvviva (presidente sra. Dulce Rocque, vice-presidente sr. Pedro Paulo dos Santos, e a secretaria  sra. Glória Dias de Sousa), em uma reunião para tratar de assuntos do interesse comum.

No horário marcado o dr. Nélson Souza nos recebeu em sua sala, ocasião em que expusemos, em breve histórico, os objetivos e as ações da Civviva. Em seguida, abordamos o caso específico do Auto do Círio, ressaltando a importância e beleza do evento, já plenamente integrado ao conjunto de elementos tradicionais da Festividade do Círio de Nazaré.

Lembramos de nossos empenhos, em anos anteriores, em chamar a atenção para algumas implicações negativas do evento, como a inconveniência do volume de som verificado naquelas ocasiões, em que as legislações relativas à resguardo do patrimônio cultural e ao combate à poluição sonora, vinham sendo solenemente ignoradas e desobedecidas, assim como, da poluição ambiental causada pelo grande volume de resíduos sólidos e urina gerados por grande parte da multidão que comparece ao evento, todos os anos.

Acenamos a necessidade de educação patrimonial nas escolas e da introdução de materias relativas ao Direito nas faculdades que não formam advogados, possivelmente a partir do primeiro ano. A poluição sonora, porém dominou a conversa, pois acontece,em formas diversas, diariamente na área tombada da Cidade Velha.

Dr. Nélson nos ouviu atentamente, e expressou sua concordância com nossas manifestações. Nos informou que, desde que assumiu a Pró-Reitoria de Extensão, e tomou conhecimento do tema, providenciou alguns ajustes nos preparativos do Auto do Círio, que já amenizaram parcialmente as implicações inconvenientes. E comprometeu-se em promover outras reuniões com a Civviva, visando buscar formas viáveis de solução dos impasses, de forma a que o Auto do Círio continue emprestando seu particular brilho à Festividade do Círio de Nazaré, sem que provoque danos ao patrimônio cultural de Belém e inconvenientes à população dos sítios por onde flui o cortejo, e adjacências.

Na ocasião, dr. Nélson Sousa anunciou sua intenção, enquanto Pró-Reitor de Extensão da UFPA, em ampliar doravante os contatos com a Civviva, objetivando uma diversificação de ações conjuntas no segmento de preservação do patrimônio cultural, histórico e artístico de Belém.

Foi um encontro que se apresentou como o prenúncio de uma futura parceria bastante promissora para a Civviva. Esperamos que, de fato, se consolide como realidade.

Belém (PA), 10.09.2019

Pedro Paulo dos Santos
Vice Presidente Civviva

Um comentário:

  1. Pessoas conscientes dos seus deveres funcionais, e agente participativo da comunidade, dão-nos a esperança de que há luz no fim de túnel e que a esperança sobrevive, notadamente no palacete Pinho um verdadeiro monumento à inutilidade. Amém.

    ResponderExcluir