quarta-feira, 31 de outubro de 2018

RESULTADOS COMO EXEMPLOS...


Esta é uma homenagem a um trabalho que deu resultados... é um exemplo italiano de defesa e salvaguarda de um patrimonio historico enorme.

A Reggia di Caserta, aquele palácio que passava desapercebido entre os grandes monumentos existentes na Italia, perde seu Diretor, o bolonhês Mauro Felicori. O aposentaram...

Segui de longe o que ele fez nos três anos que ali esteve  e fui visita-lo, e parabeniza-lo, em janeiro deste ano, pelo trabalho que estava fazendo na chamada “Versailles da Italia”.

Visitei a Reggia de Caserta, pela primeira vez, nos anos 80 e me apaixonei logo ao entrar e ver aquela escadaria monumental que os americanos, durante a segunda guerra mundial, subiam e desciam com seus jeepes. A medida que ia visitando me informavam também que naqueles corredores maravilhosos os americanos passeavam com seus jeeps de um salão para outro... Um absurdo que a ignorancia dos ‘salvadores da pátria alheia’ se permitiam fazer.

Voltei mais de trinta anos depois e tive a sorte de ver algumas das melhorias feitas pelo Diretor vindo do Norte e que causou inveja aqueles, locais,  que não foram escolhidos para o cargo. Ele conseguiu torna-la ‘desejavel’  a um público sempre mais amplo ao ponto de dobrar o numero de visitantes: de 400.000 mil passaram a 900.000. Sai deixando em caixa 2 milhões de Euros para quem o substituir poder usar a vontade...

A Reggia  di Caserta é a maior residencia real, não somente na Italia, mas no mundo, pelo seu volume. Foi inaugurada em 1774, por vontade do Rei de Napoles Carlo di Borbone, o qual queria demonstrar ao mundo um aspecto real e rico do Reino de Napoles. Faz parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1997 .

O Parque Real é o que chama mais atenção nesta residência e é  fruto da capacidade criativa do arquiteto Luigi Vanvitelli que  realizou o projeto, e, com extraordinária sensibilidade fundiu, de modo original a tradição italiana dos jardins renascimentais com as soluções do arquiteto paisagistico de Versailles, André Le Nôtre.  Levou um século para ser concluída e quase tres anos para ser reabilitado. 
https://youtu.be/mZRTV6KA1Tc

O palácio tem cinco andares e mil ambientes, mil portas e 1700 janelas... vale a pena visita-lo, o seu esplendor, as riquezas que contém e a originalidade de seus assoalhos e moveis, estão aqui... onde 700 pessoas trabalhavam para servir os reais....e  muitos outros, ultimamente, ajudaram e a reabilitar. 

Tudo isso foi feito com esmero e atenção nesses três anos de trabalho na Reggia, revitalizando, inclusive, áreas abandonadas. A possibilidade que temos de ver esse patrimonio hoje, bem conservado, tem boa parte de mérito o Diretor  Mauro Felicori, que agradecemos e parabenizamos....
 com inveja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário