quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

UM AGOURO OU... UM TRISTE PRESSÁGIO

 

A intenção parece ser aquela de detonar nosso patrimônio histórico... ajudados por gente potente, que esquece a defesa e necessidade de salvaguardar nosso patrimônio histórico.

Esta a informação oficial que encontramos na internet: “O Festival Psica 2024 tem patrocínio máster do Nubank e patrocínio do Mercado Livre através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e Ministério da Cultura. O apoio institucional é da Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará. A realização é da Psica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Em outras publicidades vemos mais gente... ex. Petrobras

A tv Liberal avisa que a Cidade Velha vai tremer... com sua ajuda. E os órgãos de defesa do patrimônio, apesar de terem endereços na área em questão,  onde se escondem?

Aqui temos a igreja do Carmo, atrás da estrutura montada sem respeitar o nosso Código de Postura.


Esta estrutura foi montada entre dois prédios tombados: a Prefeitura e o Museu do Estado do Pará... em frente a um Tribunal e as sedes do Ministerio Público do Estado.


Outra estrutura encontramos no pier das 11 Janelas... outro prédio tombado. 

Que “azar” ter toda essa psica aqui na 
Cidade Velha. Parece um pressagio de más notícias...  Um agouro. Ou será que tendo esse tipo de apoio, os ruídos que emitirão, serão esentes de causar trepidação no entorno? 

 É o caso de lembrar que, conquanto o dever de probidade não se limite ao campo do patrimônio cultural, ele ganha maior relevo em tal temática, considerando a natureza fundamental, indisponível, difusa, imprescritível, infungível e intergeracional desse bem jurídico, expressamente reconhecido como patrimônio público pelo art. 1º, § 1º. da Lei 4.717/65, sejam os bens culturais tombados.

Será que os arquitetos e os membros dos Conselhos, que  deveriam defender  nosso patrimônio, estão apoiando toda essa farra na área tombada? 

Tem muita gente calada... As leis não devem ser respeitadas por todos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário