terça-feira, 1 de janeiro de 2019

ANO NOVO


Neste fim de ano os problemas da Cidade Velha, como o carnaval, ficaram em segundo plano. Não vem ao caso o fato de não sabermos nada de como serão os próximos fins de semana... A realidade  nos leva a dar maior atenção aos antigos moradores que nos deixaram e a um desconhecido italiano que faleceu dia 28 de dezembro em Bolonha (Italia).

A Cidade Velha, principalmente a Praça do Carmo, dia 13 de novembro 2018 perdeu o Sr.  Elias Flor  da Rocha, um grande jogador do Remo dos anos 70, que morava na praça com sua familia ha muitos anos.  Dia 30 de dezembro o Sr. Salomão Casseb, dono do Bar Nosso Recanto nos deixou, também após muito sofrimento
Ambos faziam parte da historia da Praça, que entristeceu com essas perdas. A pergunta que paira no ar é: será que vão continuar a colocar as musicas que ouviamos no fim de semana? Será que D. Ione vai continuar com a tradição começada pelo S. Salomão?

Do outro lado do mundo em vez, foi um italiano que nos deixou. Poucos sabem a historia do advogado Dr. Francesco Berti Arnoaldi Veli e sua luta para conseguir construir um monumento aos Pracinhas no Apenino bolonhes: aos Pracinhas que morreram nas suas terras, onde se encontrava a frente de batalha dos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial.

São tres historias de vida que em algum modo devem fazer parte da nossa memória historica, cada um por um motivo diferente. No caso do advogado italiano:
"queria que o monumento fosse desenhado por Oscar Niemeyer e tivesse inscrita a frase “per i brasiliani morti difendendo l’Italia dal fascismo e ai brasiliani che oggi muoiono sotto una dittatura fascista”. Ou seja: “para os brasileiros mortos defendendo a Itália do fascismo e aos brasileiros que hoje morrem sob uma ditadura fascista”. E isso nos deixou mais emocionados ainda. E foi essa frase a causa da recusa da embaixada brasileira."

- O monumento aos pracinhas. (Que Oscar Niemeyer não fez). Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 116.06, Vitruvius, nov. 2016 <http://www.vitruvius.com.br/.../arquiteturismo/10.116/6273>.

Monumento tendo a fundo o Monte Castelo

- ARNOALDI BERTI, Francesco. Carta para Oscar Niemeyer. Sobre o monumento em Monte Castelo em homenagem aos pracinhas. Drops, São Paulo, ano 17, n. 110.02, Vitruvius, nov. 2016 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.110/6274>.

Todos os anos no dia em que comemoram o fim da guerra na Italia, as crianças das escolas das cidadezinhas de Gaggio Montano e Montese desfilam pelas ruas com nossa bandeira e cantando as musicas que seus avos ouviam dos Pracinhas quando não estavam guerreando. "Mamãe eu quero " é uma delas.

Seguindo a via montanhosa encontraremos vários outros monumentos em cidades como Porretta, Fanano, Collecchio, Vergato, Castelfranco e outras cidadezinhas liberadas pelos nosso Pracinhas e que a comunidade fez questão de homenagear..


 Agradecemos o Dr. Francesco Berti Arnoaldi Veli por ter deixado um tal agradecimento na montanha bolonhesa aos nossos Pracinhas, tão esquecidos a casa própria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário