sábado, 19 de janeiro de 2019

OLHÕES DA CELPA...A HISTORIA CONTINUA


Parece até molecagem...

Os olhões a que nos referimos, são umas caixas plásticas com visor transparente de cerca 50cm de altura por 30 cm de largura que, em 2014, para estupor dos moradores da Cidade Velha, foram instalados na área tombada, mas não somente.

Imediatamente a cidadania se irritou com tal absurdo e manifestações foram feitas, além de  reclamações enviadas aos órgãos competentes. Seja o IPHAN que a Fumbel nos responderam  dizendo que tinham tomado providências. O MPE TAMBÉM tomou providências (https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/05/os-medidores-rejeitados.html).
Qual foi  nossa surpresa, porém,  ao descobrir que num acordo feito no MPE, em ausência de qualquer representante dos moradores, do IPHAN e da Fumbel, decidiram colocar postes  nas minúsculas calçadas da Cidade Velha para abrigar aqueles aparelhos horrorosos e antiestéticos, caso o proprietário não autorizasse a instalação no muro da propria casa. Tem sentido um negócio desses? ( https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/a-celpa-mpe-e-defesa-do-nossopatrimonio.html
Repudio total da cidadania e uma manifestação foi convocada. https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/os-postes-propostos-pela-celpa.html
Após tal manifestação recebemos noticia que “"A Celpa informa que não vai mais instalar o novo padrão de medidor de energia em áreas tombadas pelo patrimônio histórico de Belém. A decisão já foi informada ao Iphan, Secult e Fumbel. A concessionária informa ainda que está na perspectiva de implantar um novo modelo de medição eletrônica que não comprometa a estrutura ou a beleza do centro histórico."  (https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2014/09/que-nao-seja-uma-vitoria-de-pirro.html

Nos acomodamos, satisfeitos, acreditando nas promessas até que outras novidades apareceram em fevereiro de 2015: https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2015/02/a-celpa-e-suas-promessas.html 

Novas reclamações, novas decisões até que recebemos comunicação do MP que todos os ‘olhões’  tinham sido retirados. Já estavamos em 2017. Outra surpresa: não era verdade. Recomeçamos de novo a mandar fotos. Enfim, um belo dia recebemos uma outra comunicação do MPF comunicando que a Celpa tinha escrito dizendo que já os tinha retirado todos... Estavamos já em 2018, e não correspondia ao vero, NOVAMENTE.

Uma reunião no MPF foi feita em novembro 2018 com IPhan, Civviva e Celpa. O Iphan ficou ate de fornecer um mapa da área tombada para que não tivessem erros... Depois dessa reunião, esta Associação não recebeu absolutamente nada da Celpa a respeito (como em vez dizem na comunicação que fizeram), nem de mais ninguem... até ESTES DIAS.

Recebemos dia 16/01/2019 uma mail  do MPF com anexo um documento onde  a Celpa (falando inclusive de um CD anexo  que não nos chegou)  demonstra que retirou os fatídicos medidores e que seis deles  foram impossibilitados de serem retirados por causas várias. Outro documento dizia que  o Exmo. Procurador da República Patrick Menezes Colares, informa que o IC nº 1.23.000.002226/2014-07, autuado a partir de representação formulada por Vossa Senhoria, será arquivada no âmbito desta Procuradoria da República... Será que o MPF ou o Iphan mandaram alguém conferir aquela informação?

Não acreditamos no que lemos. Impossivel que tivessem tirado as dezenas de olhões que tinhamos visto em novembro em tão poucos dias. Apesar dos inscritos da CIVVIVA serem todos pessoas de idade, se mobilizaram e foram para as ruas demonstrar essa inverdade. Recebemos umas quinze fotos... e nem são todos os remanescentes na área total da Cidade Velha. Repetimos como ja feito em novembro passado: NEM TODOS OS OLHÕES FORAM RETIRADOS DA AREA TOMBADA DA CIDADE VELHA.

Perguntamos novamente: Cadê o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Belém do Pará (Lei nº 7.180, de 19 de outubro de 1981 .  Sua competência é propor “medidas executivas que visem à proteção das áreas ou conjuntos urbanísticos que devem ser objeto de preservação..”. Vistos os resultados não obtidos até hoje, não poderia fazer algo a respeito?

Francamente, cada dia nos admiramos mais desse tratamento que a Celpa destina aos paraenses.
Que dizer dessa fotos feitas ontem, 17/01/2019 ? Estão aqui:

...E HOJE ACRESCENTAMOS OUTRAS, AQUI.
 GURUPÁ ESQUINA DR. MALCHER

DR. ASSIS


TAMANDARÉ

TAMANDARÉ


Na nossa opinião, toda a área tombada devia ficar livre desse tipo de medidor do consumo da energia. A zona do Comércio está cheia deles, por exemplo. Por que limpar so a Cidade Velha?? A área tombada é bem maior.  Os órgãos que nasceram para  defender o patrimonio historico deveriam levar em consideração essa realidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário