sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

PARABÉNS AS ANIVERSARIANTES


Entre as pessoas que gostam de Belém e da Cidade Velha em particular, escolhemos um poeta para  representar o que também pensamos das aniversariantes do dia doze de janeiro de 2019.

CIDADE VELHA



Canto-te minha Cidade
Velha em meus versos magoados
como quem canta a saudade
dos seus amores passados!


SINOS DA SÉ
Morre o sol... A noite desce
e os velhos sinos da Sé
convidam todos à prece
à Virgem de Nazaré.

LARGO DO CARMO
Em noites claras de lua,
Largo do Carmo, componho
trovas de paz sobre a tua
pauta de amor e de sonho!

PRAÇA DO RELÓGIO
Velho relógio, quem há-de
medir com exatidão
os momentos que a saudade
morou no meu coração...


FORTE DO CASTELLO
Muralhas, quantos segredos
guardais em vossas memórias...
História de mil degredos,
mil revezes e vitórias...


VER-O-PESO
Se alguém quiser ver o peso
do amor que sinto por ti,
basta falar com desprezo
do encanto que existe aqui.


CAIS DO PORTO
Fim de tarde...O sol de põe.
Na amurada, um trovador,
à luz do ocaso compõe
trovas de paz e de amor.


SOBRADOS
Cidade Velha... Sobrados...
Restos de sonhos que são
retratos amarelados
nas paredes da ilusão.


TRILHOS DE BONDE
Dos bondes restaram trilhos
nos quais, em dias risonhos,
para divertir meus filhos,
faço trafegar meus sonhos...


CALÇADAS DE LIOZ
Firme em sua trajetória,
o Tempo avança, veloz,
deixando os rastros da História
nas calçadas de lioz.


MANGUEIRA
Enquanto o vento balança
tua rama, satisfeito
sinto o verde da esperança
desabrochar no meu peito.


TEATRO DA PAZ
Na tua Paz de cem anos,
velho teatro, eu me deito
e todos os desenganos
vão-se embora do meu peito.


IGARAPÉ DAS ARMAS
Hoje, o antigo Igarapé
das Armas não corre mais...
Seu nome foi na maré
vazante dos carnavais...

                                                                           (Tucunduba)
CEMITÉRIO DA SOLEDADE
Vitória alada de pedra
sobre o tempo...Soledade!
Fonte de luz de onde medra
recordações e saudade.


BAR DO PARQUE
Bar do Parque. Madrugada.
Entre risos e ais tristonhos,
numa cerveja gelada
afogo a nau dos meus sonhos.

***
Bom dia, meu povo!

Antonio Juraci Siqueira...e eu, parabenizamos 
         BELÉM E A CIDADE VELHA......SUA LINDA

BELÉM REVISITADA
(Título inspirado no Lisboa Revisitada de Fernando Pessoa. Trovas publicadas no livro Piracema de Sonhos, Prêmio Literário de Temática Regional, Secdet, 1985).
PS: modifiquei a ordem  das trovas, aqui.
MUITAS DAS FOTOS SÃO DA INTERNET OUTRAS DO CELSO E POUCAS DO FIDANZA
OBRIGADA AOS AUTORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário