segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

ViVa 2016

Começou 2016, o ano do aniversario do nosso bairro, a Cidade Velha, Alma Mater de Belém. As outras festas, como o carnaval, não foram suspensas, e, francamente, temos medo do que vai acontecer nesta área tombada.

Sem a regulamentação do tombamento da Cidade Velha a nivel federal e bem pouco de util feito com o Plano Diretor,  mais  a total ignorância do Código de Postura, começamos mais um ano com fortes dúvidas sobre como vai ficar este nosso bairro.

Obras para termos motivos de festejar seus quatrocentos anos, não vimos nenhuma. Reuniões para decidir algo sobre o carnaval, também nenhuma, assim como nenhum resultado sobre as reclamações feitas sobre:
- o 'comelodromo' da Praça Republica do Libano, onde fica a obra prima de Landi;
- a quantidade de 'vans' e carretas que atravessam as ruas da Cidade Velha;
- os medidores da Celpa que continuam a enfeiar as ruas e casas tombadas ou não;
- as calçadas, criadas para os pedestres,  ocupadas por motores de vários tipos, bicicletas, cadeira/mesas quando não por veiculos vários...
- a poluição sonora em praças com igrejas e escolas, que ajuda a trepidação desses e outros prédios;
- o 'estacionamento' nas calçadas da Praça do Carmo de "moradores de rua", esperando a comida que os "marronzinhos" oferecem (e no meio tempo fazendo sexo durante o dia e usando como mictório os 'buracos arqueológicos' destampados);
- o Bechara Mattar ali parado, com seus cinco andares e so uma vaga para carro por andar;
- o afunilamento da ex travessa da Vigia que, apesar de mais de dez embargos, continua até pior...
- a total ausência da Guarda Municipal nas praças.

Várias tentativas, relativamente a melhora da nossa segurança foram feitas, com bem pouco resultado. Transferir para o cidadão o cuidado com a presença de 'estranhos' na rua, também não deu certo pois nem todos temos tempo de estar na janela vigiando a rua. Depois de um mês com a Guarda Civil e a Policia Militar estacionadas,  pela manhã na Pça do Carmo, desapareceram da área sem maiores informAções; passaram a vez aos automoveis da  PM,  que, de vez em quando passam, enquanto os assaltos ocorrem nas ruas paralelas... sem que sejam registrados os B. O. (fato esse não por culpa dos militares).

Apesar da limpeza das ruas durar pouco a causa da mal educação do povo, devemos tirar o chapéu para o fato de vermos constantemente, garis de vários orgãos e em diversos horários, a cuidar dessa limpeza.

Este ano, como aqueles passados, nada temos a festejar no dia do aniversario do nosso bairro. A ignorância das leis e a prepotência de certos dirigentes municipais ajudam a passar a vontade de festejar tal data.

 Não crer nessa realidade e diminuir os fatos acima citados, é muito comodo, e assim passam-se os anos sem algum resultado na defesa de nosso patrimônio... mesmo se tem muita gente ganhando dinheiro para fazer isso e muitos outros rindo do nosso esforço para mudar essa realidade.

                     FELIZ ANIVERSARIO CIDADE VELHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário