quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

400 anos com 400 camisetas...


Dia 12 de Janeiro também é dia do aniversário da Civviva. Gerada em fins de 2006 e registrada em cartório na data do nascimento do primeiro bairro de Belém, a Associação de Moradores da Cidade Velha entrou para seu decimo ano de vida.

Não fizemos festa pois Belém estava se festejando, nos arredores dela. Vestimos, em vez, os bairros da cidade com camisetas que tinham alguns de seus azulejos estampados para lembrar algo da nossa história a ser defendido como memoria histórica que é. 

A ideia nos veio em mente em novembro, ao ver que na programação dos 400 anos, a Alma Mater de Belém era totalmente ignorada. Fomos conversar com os comerciantes da praça do Carmo e fizemos a proposta de dividir conosco a ideia de fazer um camiseta com os principais azulejos do bairro. Todos aceitaram e fizeram imediatamente os pedidos. As primeiras cem camisetas estavam garantidas.  Os azulejos escolhidos foram o do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Fábrica de Guaraná Soberano, do Palacete Pinho e do Seminário da Dr. Assis.

A unica rua com nome de uma mulher na Cidade Velha, também foi escolhida para ser homenageada. Seus azulejos não são muito conhecidos, assim aproveitavamos para fazer publicidade deles.  A familia dos  moradores mais antigos do bairro tem casa ali e encomendaram cerca de cem camisetas. Outra vitoria.




Decidimos fazer uma terceira camiseta pois ainda tinham azulejos desconhecidos ou pouco famosos. Vários amigos, ao verem as primeiras duas propostas, fizeram pedidos para esta terceira camiseta e mais cem foram ordenadas. Desta vez foram os azulejos da Marques de Pombal os escolhidos.



Em todas elas, a logomarca da Civviva estava estampada atras. E mais pedidos chegavam e ordenavamos mais vinte, trinta, de uma ou de outra. Firmas de fora da Cidade Velha também pediram para fazer parte dessa homenagem. No fim das contas, mais de 400 camisetas foram feitas e distribuidas. 

Além dos funcionário das lojas, bares e restaurantes que patrocinavam as camisetas,  inclusive aos garis, lixeiros, jornaleiros, jornalistas, seguranças, funcionários de bancos, de orgãos publicos, etc.  também receberam uma, e ainda tivemos alguns sócios que as compraram para presentear amigos.

Os 400 anos da Cidade Velha e os dez da Civviva estão, assim,  sendo lembrados pelas ruas de Belém. Tal fato foi possivel com a ajuda de cidadãos que nem moram no bairro. De fato, o nosso agradecimento principal vai aos fotografos-amigos Celso Roberto Abreu e Marcos  André Costa pela disponibilidade  em ajudar nessa tarefa, fornecendo várias fotos para a escolha e depois voltando para refotografar os azulejos escolhidos. Sem eles não iamos ter as camisetas.

Outro agradecimento necessário é dirigido a todos aqueles que ordenando as camisetas, sejam eles vizinhos, negociantes, amigos ou associados, nos permitiram de fazer essa homenagem ao nosso bairro e a nossa Associação.

Foi um modo diferente de mostrar algo do que temos que salvaguardar para continuar a festejar mais aniversários, seja da Cidade Velha que da Civviva.

Com 400 camisetas fetejamos os 400 anos, mas as camisetas continuam saindo.

2 comentários:

  1. Parabéns pela brilhante iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dulce pela brilhante idéia, é uma forma de valorização dos ajulezos que marcam um tempo na arquitetura da nossa cidade.

    ResponderExcluir