quinta-feira, 28 de novembro de 2019

A CIVVIVA E.. .aquele homem



Há alguns anos procuramos os Ministérios Públicos Estadual e Federal para ter ajuda nas lutas que fazemos, como Associação de Moradores da Cidade Velha. Nem todos os Promotores e Procuradores nos davam aquela atenção que esperávamos,  mas levamos tempo para entender o “por quê”.

Com o passar dos anos  notamos que nossas reclamações e denuncias eram repassadas a órgãos, os quais já as tinham recebido de nossas mãos e nada providenciado. Ao transmiti-las, porém,  concluíam o oficio escrevendo: Arquive-se.

Esse fato se repetia e nós não viamos nenhum resultado à maior parte das nossas reivindicações. Como mandar arquivar sem ter uma resposta com informações sobre o que foi feito e seus resultados? Será que aquelas transmissões de nossas reclamações tinham algum exito e nós não sabiamos??? Acabavam por parecer meros passa-cartas e não acreditavamos serem isso.

Eis que, no dia 18 de junho de 2019 recebemos via e-mail uma nota do MPE, sem protocolo,  em que nos diziamOs bairros da Cidade Velha, Centro e Campinas foram tombados pelo IPHAN, razão pela qual sugiro que seja comunicado o MPF e o IPHAN para as providencias que eles entenderem necessárias.

Fomos  nos certificar sobre as competências do MPE, pois achamos estranho tal comunicação e resolvemos ir perguntar se isso era justo. Como qualquer cidadão, nos apresentamos na portaria do MPE.  Quando pedimos para ser recebidos pelo ‘chefe’ máximo do órgão, nos perguntaram  ‘por que’ e nos aconselharam a ir, primeiro, na Ouvidoria que era ali do lado. E foi o que fizemos. 

Se não me engano era o dia 18 de setembro,  e eram 9,40h quando nos disseram que o Ouvidor  não tinha chegado mas estava a caminho. As 10,00h entram dois homens: um, de paletó, escuro de pele e careca e outro, alto com um revolver na cintura e o paletó apoiado no ombro oposto. Perguntei se o “ouvidor’, era o que estava portando o revolver e me confirmaram que sim. Admito que, eu o Vice presidente da Civviva, que me companhava, nos entreolhamos perplexos com a cena.

Em alguns minutos fomos recebidos. Ele tinha vestido o paletó  e não parecia muito satisfeito com aquele encontro. Sentou-se e perguntou o que queriamos.  Começamos a explicar e fomos seguidamente interrompidos em nossa explanação.

Em determinado momento ele disse que ia explicar a diferença entre a Ouvidoria e Corregedoria do MPE. Eu peguei a minha agenda para tomar nota quando ele teve um ataque histérico. Disse "ah ja entendi qual é a sua. Pois vou gravar tudo o que eu falar e ainda chamo minha secretaria...”

Abriu uma gaveta, pegou um aparelho olhou-o, revirou e devolveu para a gaveta...não sabemos se ligou algo ou, se acabou não gravando nada. Chamou a secretaria e...  so  nos humilhou. Sem encontrar motivo para tal comportamento eu disse que ele estava julgando as intenções, dai ele me olhou e perguntou se a Associação tinha advogado. Ao meu "não" ele sugeriu que era melhor que eu sempre estivesse com um advogado do lado e olhou para o vice e começou a agredi-lo: qual é a sua? por que me olha assim como se eu fosse um adolescente... e o Vice presidente da Civviva respondeu "o senhor está apressando seu julgamento e especulando...” 

Outras frases ameaçadoras nos intimidaram, ao ponto de nos deixar cabisbaixos tal o nosso pavor.Era melhor sair logo dali.. Francamente, não tínhamos mais condições de continuar naquele ambiente deteriorado com seu comportamento prepotente. Resolvemos agradecer e encerrar aquela especie de soliloquio ofensivo. 

Saimos indignados e... amedrontados. No caminho nos perguntávamos: 

Como uma pessoa assim podia ocupar aquele lugar na administração pública ?

Agora todos  conhecem que tipo é... aquele homem.

Que seja uma exceção... Os bons do MPE não merecem essa companhia.

3 comentários:

  1. Na administração pública cada caso é um caso. E cada servidor tem seu modo de agir e pensar. Lógico que nem todos se comportam como esse cidadão. Ele felizmente não é a regra da exceção. Qualquer cidadão que atendo trato com respeito e muita paciência, até os chatos de galochas. Afinal, nem todos conhecem dos órgãos que buscam e muito menos dos educadinhos que estão lá dentro.

    ResponderExcluir
  2. https://www.romanews.com.br/cidade/apos-declaracoes-racistas-ministerio-publico-afasta-ouvidor-geral-do/61872/

    ResponderExcluir