segunda-feira, 13 de maio de 2019

SEGURANÇA CIDADÃ: Policiamento em bicicleta



Já se passaram mais de dez anos desde quando a Civviva deu inicio com a ajuda da Policia Militar a uma tentativa de fazer algo para melhorar a segurança dos moradores da Cidade Velha. A Civviva não tinha ainda nem dois anos de vida.

Dia 27 de maio de 2008, as 14 horas, os  sócios da CiVViva, tiveram o primeiro encontro com o Ten. Cel. Hilton Benigno, comandante do 2º. Batalhão da PM, para falar sobre a delinquência e a violência na Cidade Velha. Não é de hoje, portanto, esse problema e as tentativas da PM em modificar essa realidade.

No dia  27 de agosto de 2008, na sede do Comando de Policiamento da Capital, no Canudos, participamos de outra reunião, com alguns outros bairros, cujo argumento em discussão era “Segurança Cidadã, Responsabilidade Compartilhada". Buscavam soluções que atuassem sobre as causas da violência e da criminalidade, uma vez que está inserida nos espaços públicos. Pediram sugestões para combater a delinquência. A finalidade da reunião era traçar ações pontuais para cada comunidade pois “...a Segurança Pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a refletir que além dos policiais, cabe a qualquer cidadão uma parceria de responsabilidade pela segurança, a qual deve ser fruto do comprometimento e da cooperação de todas as pessoas.”

Ficou decidido que a Cidade Velha arranjaria  bicicletas pois fariam vigilância... sobre rodas. Seriam  policiais em bicicleta, rodando pelo bairro, dia e noite. Assim iniciaria a nossa parceria com a Policia.

O Major Camarão colocou-se a nossa disposição insistindo, inclusive, para chamarmos  a qualquer hora, toda vez que fosse necessário.  Nós começamos a arrecadar dinheiro e mandamos fazer tres bicicletas, pois a quarta foi doada pelo Padre Gonçalo, paroco da  igreja da Sé.

A partir do dia 3 de novembro de 2008, a “policia montada” nas “nossas” bicicletas azuis começou a ronda  nas ruas da Cidade Velha: das 7h da manhã até as 22h. Alguns bares forneciam merenda para eles. Em menos de uma semana o primeiro sucesso: em plena tarde, depararam  com um assalto numa loja da Rua Dr. Assis.Os assaltantes estavam em moto.  Um foi preso. A Civviva festejou tal exito.

As reuniões continuavam, mensalmente, para discutir os resultados e onde melhorar. E a PM se  renovando constantemente com: Monteiro, Valinoto, Paulo Garcia e muitos outros com quem também reuniamos*. Os Comandantes mudavam anualmente...e nem todos, porém, tinham o mesmo entusiasmo dos que iniciaram. O confronto com a cidadania nem sempre era agradavel.

Tal experiência com as bicicletas azuis da Civviva, durou três anos, e valeu. Depois,  chegaram as bicicletas do governo; tiveram eleições, o governo mudou, e pouco a pouco as reuniões acabaram...mas a insegurança, não, mesmo se a PM continua nessa luta.


PS:* outros nossos contactos na PM: Ten. Cel. Costa Jr; Cel. Daniel; Cel. Campos; Cel. Alonso; Cel. Silva; Cel Nonato; Ten.Cel;  Emilio; Cap. Barbas; Ten. Henrique; Vicente; Marinho; Porto e outros que não chegamos a ter os celulares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário