terça-feira, 23 de abril de 2019

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO RUIDO


Trata-se de uma campanha de conscientização que teve inicio quinze anos atras nos  Estados Unidos e atualmente existe também no Brasil, Canadá, Austria, Chile, Espanha, Alemanha e Suiça.

Segundo a Organizaçao Mundial da Saúde (OMS) a poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental depois da poluição do ar. É é exatamente a poluição sonora,  quando provoca um ruido intenso, que pode causar o PAIR,ou seja, a Perda Auditiva Induzida pelo Ruido a qual é irreversivel e progressiva. (*)

Muitas vezes são gravissimas as consequencias que a poluição sonora pode trazer à saúde,  ao meio ambiente e a qualidade de vida. Os pesquisadores não se cansam de lembrar que o ruido fora de controle é um dos agentes mais nocivos a saúde humana. As pessoas que convivem constantemente com esse mal não tem noção da gravidade do problema pois seus efeitos são lentamente progressivos. (*)

Logico que os efeitos nocivos dependem da intensidade do ruído, do tipo de ruído, da quantidade de fontes sonoras, do tempo de exposição ao ruído e principalmente da percepção da população. Até os prédios e os animais são abalados por esse tipo de poluição.


Portal Acústica preparou um material super completo sobre o Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído. 
dia internacional de conscientização sobre o ruídoO mascote escolhido para a data é o Decibeto que fica muito chateado com ruído elevado e fica feliz quando no silêncio…(*)

Em Belém, com o aumento da poluição sonora seria o caso de lembrar o impacto que tem o ruido e os problemas causados pelo aumento da poluição sonora pois  afeta não somente todos nós mas o  nosso patrimônio histórico também.

As estatiscas relativas as reclamações que chegam ao 190 poderiam servir e ajudar a fazer um mapa dos ruidos que a Semma tem como objetivo fazer.

A SEMMA, quando concluir esse Mapa Acústico de Belém, "poderá adotar medidas de controle da qualidade ambiental na cidade com mais eficiência, assim como utilizá-lo como ferramenta básica na elaboração de leis de controle ambiental e urbano; no planejamento urbanístico e na reordenação do sistema viário, principalmente em corredores de tráfego, onde se detecte NPS fora dos padrões adequados à boa qualidade de vida."...e a defesa da nossa memoria histórica.

"A delimitação da área de estudo é a 1ª Légua Patrimonial, que compreende os bairros da Cidade Velha, Campina, Reduto, Umarizal, Batista Campos, Cremação, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Universitário, Telégrafo e parte do Marco". 

Nessa área se encontra quase todo o nosso patrimônio histórico...a ser salvaguardado não so pela Fumbel, Secon mas também  outras Secretarias Municipais que ao autorizar atividades, lojas, manifestações  e eventos se esquecem completamente das normas de defesa do nosso patrimônio, permitindo, desse modo, abusos, muitas vezes irreparaveis,, inclusive para os cidadãos.


Tomara que concluam em breve esse estudo assim, quem sabe, os abusos que vemos acontecer na área tombada poderão ser eliminados, evitando inclusive, além do stress entre os moradores das áreas citadas, também a defesa do nosso patrimônio historico.


FONTE: internet (*)





Nenhum comentário:

Postar um comentário