sábado, 13 de fevereiro de 2016

Uma Historia de fatos e vitorias...



Ano 2008. Num evento da Civviva no fórum Landi conheci Oswaldo Coimbra.  Se aproximou de mim perguntando se era irmã do Carlos Rocque e  a partir dai nasceu uma amizade, súbita. Conversamos sobre várias coisas até que ele me falou de um seu sonho: criar uma Escola de Escritores. Aproveitei e falei do meu sonho: preservar a historia da Cidade Velha através das lembranças dos moradores.

Imediatamente começamos  a  sonhar de olhos abertos  e decidimos  tentar. Que tal uma Oficina de Escritores, propôs Coimbra...  O Laboratório de Democracia Urbana da Civviva, de um lado, e o Grupo de Memória e Interdisciplinaridade da Faculdade de Engenharia Civil da UFPa e o Instituto de Tecnologia da UFPa, do outro, levariam a cabo essa  tarefa.  

Pela estrada as necessidades iam se resolvendo: fundamentais, também,foram as ajudas da Fundação  Curro Velho e da CISS –Cooperazione Italiana Sud-Sud. Valmir Bispo nos cedeu uma sala na Casa da Linguagem, para as aulas e  a CISS, através de seu projeto Xundarauá, nos forneceu  os serviços paralelos necessários  para o sucesso das aulas.  

Estavamos no fim do mês de maio quando eu sai espalhando propaganda nos postes da Cidade Velha e o Coimbra pela Universidade. Decidimos fazer um “vestibulinho” para selecionar os alunos da Oficina, e em cinco dias tínhamos 130 inscritos.

No dia 21 de junho de 2008, numa sala da Casa da Linguagem foi feita a seleção de quem iria participar da Oficina Escola de Escritores  que teria como finalidade  o livro de memorias da Cidade Velha.  A ideia era selecionar 20 pessoas, mas o alto nível dos presentes nos levou a arredondar a 37 alunos.

A idade do grupo escolhido  variava desde 11  até 72 anos de idade. No sábado seguinte, o prof. Coimbra começou a prender a atenção dos alunos com seu modo de ensinar. Os temas do livro começavam a ser definidos. No terceiro mes, novos participantes, oriundos do Curro Velho se agregaram:  vinham das oficinas de fotografia, desenho, pintura, xilografia e  iam cuidar das ilustrações.

Quem ia pagar a impressão do livro???? Enquanto os alunos entrevistavam os moradores pelas ruas da Cidade Velha e até na ilha do Marajó,  eu sai a procura de amigos dispostos a colaborar com nossa empresa.  Consegui, e numa bela noite de janeiro, dia 12 –aniversario da Civviva-  aconteceu a noite de autógrafos do livro CIDADE VELHA, CIDADE VIVA,  pelas mãos de 20 escritores, 5 fotografos, dois desenhistas e uma programadora visual. 

A sala estava cheia de  gente feliz e emocionada que  coroava um sonho, alias, vários sonhos. http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com.br/2009/01/momento-de-glria.html

Parentes, amigos e curiosos  faziam fila para os autógrafos.
http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com.br/2009/01/alegria.html

Oito anos se passaram. O nosso prof. Oswaldo Coimbra se mudou para S. Paulo. Nossos “escritores” cresceram de idade e de qualidade.  Alfredo, Apolo, José Maria,  Ruth, Walter e outros publicaram livros... e dia 19 de fevereiro Diego Sabádo lançará mais um dos seus  e estaremos la para cumprimenta-lo.


Que bom lembrar que algo deu certo nessa nossa luta pela defesa da quatrocentona Cidade Velha.

Dulce Rosa de Bacelar Rocque

Nenhum comentário:

Postar um comentário