domingo, 22 de março de 2015

Ordem Terceira e Igreja do Carmo - reabertura




.
A cerimônia de rebertura da Igreja do Carmo e da Ordem Terceira, será às 9h, de segunda feira 23 de março 2015, com a presença da presidenta do Iphan, Jurema Machado, da superintendente do Iphan-PA, Maria Dorotéa de Lima, de representantes da Arquidiocese de Belém e da Vale, empresa patrocinadora do projeto






Local do coro
Nichos  laterais
A Capela da Ordem Terceira, cujo traço também é atribuído a Landi, foi construída anexa à construção do Carmo. Nessa, destacam-se o retábulo-mor entalhado em madeira e o conjunto de imagens sacras barrocas, esculpidas em madeira e relacionadas aos Passos da Paixão de Cristo. 

Nave central da Igreja do Carmo

A Ordem Carmelita do Maranhão se instala em Belém ano de 1626. Na década de 1620 teve início a primeira construção do templo, atual Igreja do Carmo. A segunda edificação teria sido inaugurada em meados de 1721. A fachada de pedra, importada de Lisboa adossada à igreja por volta de 1756, causou problemas estruturais ao edifício, quando então se contratou o arquiteto Antônio Landi para solucionar o problema.  A intervenção de Landi foi definitiva, formada pela Capela-mor, remanescente da segunda igreja, com o retábulo entalhado em madeira e o altar com frontal de prata lavrada que receberam a nave e os retábulos laterais projetados pelo italiano, A fachada de cantaria também foi preservada.








Nichos  Laterais



(Informações do thtp://pal.iphan.gov.br/)

Um comentário:

  1. Amo a Igreja do Carmo e da Ordem Terceira!
    Espero revê-la quando for a Belém.

    ResponderExcluir