quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O complexo da Pça. da República pede SOCORRO


O primeiro mes do ano ja está acabando, e o nosso patrimônio, com as chuvas, segue o mesmo caminho.  Dois dos mais lindos espaços públicos de Belém estão sofrendo de "abandono constante e persistente". São eles a Pça da Republica e o chafariz das Sereias.
Vamos olhar com atenção os monumentos dessa área que compõem o complexo da Praça da Republica.

"Com uma altura total de 20 metros, o monumento, feito em mármore de Carrara e bronze, apresenta conjunto escultórico erguido sobre quatro degraus, um pedestal de quatro faces e uma coluna dórica. No alto da coluna está a figura principal, a Marianne com as insígnias revolucionárias da sua identidade, representando a República.
Representando o Progresso Nacional, vê-se sobre o pedestal um conjunto escultórico com a figura de um gênio alado, de 6,70 m de altura até a ponta do estandarte da República por ele levantado. O gênio apoia-se em um leão, que simboliza a força.
Na figura de uma mulher alada sentada sobre livros está representada a História. A figura feminina, com cinco metros de altura desde a extremidade do manto até a asa, registra em uma página do livro, sustentado por um gênio, a data em que a República foi proclamada. Sentados nas laterais do monumento estão dois gênios, com 2,6 metros de altura cada. Eles apresentam nas mãos tarjas com inscrições de probidade, em uma, união, na outra. Nas laterais do pedestal foram inseridas datas, nomes e placas de autoridades e personalidades."
(http://www.monumentosdebelem.ufpa.br/transcodificacao/index.php/monumento/republica)
 
A situação em que se encontra, hoje, o monumento dessa belissima Praça  inaugurada no dia 15 de novembro de 1897 é uma tristeza. Sua base está totalmente pixada. Os vasos que adornavam as escadarias, desapareceram. Os bancos que sobraram estão quase inuteis.

Mais adiante, do lado oposto Ao Teatro da Paz, temos o Chafariz das Sereias que "é cercado por um jardim circular, rodeado gradil em ferro trabalhado. Sua fonte de água raramente é ligada...Trata-se de uma "fonte com base de alvenaria, armada, emassada e pintada com arremate em cobre”. A base possui forma circular “em alvenaria com frisos nas extremidades inferior e superior”, constituindo assim o tanque, no centro do qual se ergue o conjunto escultórico das sereias em cobre e pedestal em alvenaria, de forma circular." 
 (http://monumentosdebelem.ufpa.br/transcodificacao/index.php/monumento/sereias)




Neste caso não somente o gradil, colocado posteriormente ao redor da fonte,  desapareceu, mas o rabo de uma das sereias, também, e o pináculo, la em cima, está disposto a cair....
Olhando a área total do  complexo, vemos que precisa , urgentemente de ajuda para sobreviver. A maior parte de seus bancos estão inutilizados ha anos. As mangueiras deveriam se chamar, hoje "criadouro de erva de passarinho". As calçadas estão perdendo suas 'pedras'. Enfim, mesmo se muito frequentada, está totalmente abandonada. 
Será que esse complexo da Praça da Republica vai ser consertado/restaurado, para os 400 anos de Belém?  Bem que ele merece.

(fotos de José Vasconcelos)

Um comentário:

  1. Recebemos e repassamos
    VAMOS NOS JUNTAR PARA INOVAR

    Enquanto as pessoas continuarem a aguardar as providências do poder público e não exercerem a sua cidadania, o nosso patrimônio vai continuar se perdendo com o tempo e o nosso clima que são implacáveis.

    Esta praça "da sereia" foi alvo de obra de restauração exemplar patrocinada pela empresa Sol Informática - uma das primeiras empresas do Pará a mostrar "na vera" a sua responsabilidade social - alguns anos atrás, e ficou linda. É sobre ela que o fotógrafo Luiz Braga registrou um dos flagrantes mais belos entre os tantos que sua sensibilidade presenteou Belém, o monumento “da sereia” em meio a uma chuva torrencial.

    O poder público está cada vez mais falido, envolto na sua excessiva burocracia, não tem "pernas" para fazer frente a todas as demandas da sociedade. Não basta a boa intenção dos governantes ou a dedicação dos técnicos.

    A sociedade precisa INOVAR (renovar, inventar, criar) na gestão de seu patrimônio e criar NOVOS modelos de gestão (não há um padrão que sirva para todos os casos) mais adequados à sua conservação, que necessariamente têm de passar pelo envolvimento da sociedade. Do cidadão comum, que passa pelas praças referidas neste blog e nada vê, ao que fica indignado com o que vê e não sabe o que fazer. Todos devem ser informados, mobilizados, organizados, e motivados para apresentar sugestões, quanto mais e diversificadas melhor!

    Grande parte dos problemas que temos hoje no dia a dia - por exemplo - com a preservação do patrimônio de nossa Belém, não têm mais origem somente na falta de recursos financeiros. Esta praça "da sereia" é um bom exemplo disso e devemos aproveitar para fazer o dever de casa e responder: o que fez com que ela se degradasse no nível descrito neste blog em tão pouco tempo? Como e por que isto aconteceu? O que é necessário ser feito para que as causas não voltem a atuar nas demais obras públicas que são entregues à sociedade?

    Temos bons técnicos em todos os órgãos de governo; temos cidadãos, empresários e políticos sensíveis; há recursos informacionais, humanos e financeiros; este assunto interessa a sociedade e a todos os governantes por vários motivos (históricos, culturais, econômicos, políticos, etc.); temos uma rede de computadores instantânea, acessível, incrível, a serviço da sociedade; temos muitas pessoas criativas, e não somos capazes de solucionar um problema desta natureza?

    Antonio Carlos Lobo Soares

    ResponderExcluir