segunda-feira, 12 de agosto de 2013

E os indígenas onde ficam???

A respeito de um Edital de seleção para Projetos de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do IPHAN, em que se fala de  'afro-brasileiras', questionamos se algo idêntico foi previsto que alguem faça para os 'indigenas'.

Segue abaixo o texto de uma carta enviada ao Ministério da Cultura a respeito desse argumento, caso outros quisessem questionar esse, possivel, esquecimento.


                     ***************************************
                      Belém (PA), 09 de agosto de 2013
 Ao Ministério da Cultura
Att. Sra. Marta Suplicy
Brasília (DF)
MD. Sra. Ministra.
Em consulta ao sítio deste ministério descobri a existência de um programa sob título "Programa 2027 Cultura: Preservação, Promoção e Acesso", no qual consta como uma das premissas o "Objetivo 0621 Promover, preservar e difundir o patrimônio e as expressões culturais afro-brasileiras.". Quero que me informe V. Exª qual o motivo pelo qual não foi incluído um objetivo com a mesma finalidade em relação as expresões culturais indígenas, considerando que a população brasileira é constituída pela interelação entre elementos étnicos e culturais de povos europeus, africanos, e indígenas TAMBÉM, além de outros? Essa omisão tem que ser corrigida com a maior urgência possível.
Agradeço pela atenção e aguardo tempestiva e convincente resposta.
                         Atenciosamente,
                   Pedro Paulo dos Santos

                    Arquiteto e Urbanista

Nenhum comentário:

Postar um comentário