segunda-feira, 27 de maio de 2013

O PAINEL DE MOSAICO DO AEROPORTO DE BELÉM



Em meados dos anos 50 Douglas Marques de Sá, artista musivo, recebeu  encomenda para fazer um painel d 60 metros para o novo aeroporto internacional de Belém.  Nesse período, principalmente em Copacabana, era de moda adornar as fachadas dos edifícios com painéis em mosaico.  Se tem conhecimento que, praticamente “toda a constelação modernista, de Di Cavalcanti a Portinari, de Carlos Bracher a Quirino e Hilda Campofiorito, de Antonio Carelli a Flávio Shiró, de Volpi a Clóvis Graciano, de Burle Marx a Calabrone” foi atraída pelo trabalho com mosaico.

A elaboração do painel de mosaico para o nosso aeroporto durou dois anos sendo concluído em 1957. Era todo ele em pastilhas de vidro e,  antes de sua entrega, foi  exposto no Museu Nacional de Belas Artes no Centro do Rio de Janeiro. O Diário de Noticias no dia 8/5/1957 publica a opinião da “nossa” Eneida a respeito: Vi o mural de Marques de Sá e fiquei contente. Lá estão nossas aves, nossas flores, um jacaré anuncia que não se brinca com os nossos rios, há um gavião tão real que já prepara seu vôo, e vai ser bonito quando o turista ou mesmo o natural do país chegar a Belém e tiver a saudá-lo no aeroporto nossa flora e fauna.

Em 1957 o painel de mosaico foi colocado na entrada do Aeroporto de Belém onde ficou até 1964. Uma bela manhã, depois do golpe militar, o painel foi encontrado no chão...demolido sem alguma motivação plausível.

O autor não fez fotos da obra, mas um “cartão postal” do painel já instalado no aeroporto de Belém, foi feito e colocado em venda em Belém por alguns anos. Sobraram porém os esboços originais da obra que H. Gougon, jornalista e mosaicólogo conseguiu trazer até nós.

Quem sabe algum colecionador tem o cartão postal  do painel do aeroporto? 


douglas3estudos.jpg

O Painel ganhou muitos estudos antes da forma final.

A obra foi destruída, mas os esboços permanecem intactos.

FONTE: http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id17.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário