terça-feira, 14 de maio de 2024

TESTEMUNHO DA EDILZA...

 SERESTA DO CARMO...  

quando Almir Gabriel era prefeito, de 1983 a 1985, naqueles anos fizeram grande sucesso sendo realizadas com o apoio do Governo do Estado, e quem governava o Estado era Jader Barbalho.

 As primeiras Serestas foram um sucesso, mas o modelo se esgotou, este tipo de evento se esgota pelo número de pessoas que vão à praça, e assim o evento perde objetivo de enraizamento no Bairro, no momento em que grande parte da cidade vai ao evento e a praça não tem sustentabilidade para receber o público.

 Quando Edmilson Rodrigues assumiu a Prefeitura, a proposta da Seresta do Carmo voltou. Eu era a presidente da Fumbel, mas a proposta foi uma iniciativa da Associação de moradores da Cidade Velha. (não sei qual, mas a ;CIVVIVA ainda não existia)

 Tivemos problemas de estacionamento, o aumento de roubos e assaltos, o número de banheiros químicos nunca era suficiente, a iluminação pública não foi refeita, o policiamento não era feito corretamente, o entorno da praça não tinha número de bares e restaurantes que atendessem todo o publico

 Neste sentido, o governo deveria observar:

 1) A Seresta não pode ser só na Praça do Carmo, deveria haver um circuito de atividades culturais no mesmo dia em vários pontos de Belém, permitindo assim, que os públicos dos bairros mais populosos possam permanecer em seus bairros.

 2) Deve se buscar articulação com as associações de bairros ou dos amigos das praças, para que este circuito possibilite o fortalecimento destas associações.

 3) Antecedendo a Seresta, devemos ter atividades de educação ambiental e de educação patrimonial, que podem ser oficinas, que devem ocorrem dias antes das serestas, ou mesmo cursos de capacitação que permitam que as pessoas possam exerce atividades no entorno da Praça.

4) Definido as praças que farão parte do circuito, deve se ver observados o policiamento, a iluminação e áreas de estacionamento.

 5) A programação cultural deve ser feita com cuidado, e se possível envolver artistas do bairro.

 6) Não devemos ter esta atividade como instrumento de propaganda eleitoral, nada de faixas agradecendo a candidatos ou prováveis candidatos.

Não estava em Belém quando aconteceu à seresta de outubro, ou Serenata, espero estar na de novembro. O blog tem recebido reclamações por não ter tido banheiros químico e pela existência de faixas de futuros candidatos no Evento.

 x x x x x x x x 

O que mudou ou melhorou na praça para que se volte a fazer a mesma ...coisa. Até lampadas, agora, so tem tres.... acesas o dia inteiro. A distancia prevista em lei, de 200m de igreja, mudou?

Mas que democracia é essa que o desrespeito das leis começa por quem governa???

Nenhum comentário:

Postar um comentário