sábado, 29 de setembro de 2018

INTIMIDAÇÕES


Domingo passado por ocasião da passagem do Roteiro Geo turistico pela praça do Carmo, fui convidada, como ja feito outras vezes, a falar às 120 pessoas que compunham o passeio, sobre os problemas da Cidade Velha.
Relatei aqueles derivados do não respeito das leis, como  ocupação de calçadas, poluição sonora, estacionamento em lugares indevidos, etc. Além dos visitantes, os vizinhos, moradores da praça e do Beco do Carmo, ouviram quanto foi dito.

Aqui o video ..https://www.youtube.com/watch?v=4Uu_kqPbfts&feature=youtu.be


Dia 27 de setembro de 2018, abro a porta de casa e encontro meu páteo deste jeito:



O susto e nojo foram enormes. Tratava-se de restos de açougue: peles, sebos, gorduras e afins. Os dez kg dessa nojeira deixou sinais nos azulejos e um cheiro que continua... E me perguntei se era resultado de quanto tinha dito no domingo...

Hoje, 29/09/2018, nova intimidação foi notada por uma amiga que me veio visitar. A calçada estava suja com um liquido preto de um portão ao outro.



Talvez seja óleo queimado de veiculos. A mancha vai ficar, como a do sebo ficou...

  QUEM ESTÁ FAZENDO ISSO NÃO MERECE   O NOME

 DE 'PESSOA'   E MUITO MENOS DE 'CIDADÃO'.                     
                                         
Qual é a intenção de tal comportamento? Intimidação? Retaliação? Querem que pare de defender o patrimônio assim acabam com a nossa memoria histórica? e com a paz de quem mora na Praça do Camo?

Será que exijo muito de quem não respeita as leis e também de quem não controla nem fiscaliza essa situação?

Se acham no direito de tocar tambor na porta de igrejas; de tocar musica alta, ignorando os moradores; de ganhar dinheiro estacionando em calçadas e praças,  sem falar em coisas piores para o ser humano, como se não existissem normas que regulam o viver em sociedade.

As leis estão ai para nos defender desses abusos...e essa gente que esta me intimidando quer o que? Se acha com razão em abusar? Acha que tem direito de fazer isso?

 A PREFEITURA DEVERIA COMEÇAR A APLICAR  OS  ARTIGOS DO CÓDIGO DE POSTURA.  EX.
- Item II, do art. 30, com nova redação dada pela Lei nº 7.275, de 20/12/1984, RELATIVO AO USO DAS CALÇADAS;
- O CAPÍTULO II - POLUIÇÃO DO AR, DO ART. 58 AO 63
CAPÍTULO III - DA TRANQUILIDADE PÚBLICA  DO AT. 79 AO 81.

ALÉM DO MAIS, TEMOS A LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. dISPÕE SOBRE AS SANÇÕES PENAIS E ADMINISTRATIVAS DERIVADAS DE CONDUTAS E ATIVIDADES LESIVAS AO MEIO AMBIENTE , E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


PORQUE NÃO APLICA-LAS AO PÉ DA LETRA?

O NIVEL DE PREPOTÊNCIA CHEGOU A ESSE PONTO PRÓPRIO  PORQUE NINGUEM AS APLICA, E/OU PORQUE QUEM TEM O DEVER, NÃO FISCALIZA A APLICAÇÃO. 

Todas as lutas conduzidas pela Civviva, são baseadas em artigos de leis brasileiras, a maior parte das quais são completamente ignoradas.

O fato que as queremos ver  aplicadas, deve nos levar a sofrer esse tipo indigno de  comportamento? 

  Cidadania é o exercício de direitos e a cobrança
          de deveres de cada um e de todos.

Vamos ter que parar de exercitar nossa cidadania???

8 comentários:

  1. Que as medidas sejam tomadas em sua defesa, não se pode aceitar esse tipo de conduta em nosso bairro. Somos pessoas de bem e merecemos respeito. Hoje foi com a senhora e amanhã pode ser com qualquer outro morador que se opor a desordem e pedir respeito. Temos que ser abertos ao diálogo e não nos curvar ao medo. Vamos aguardar posicionamento da polícia. Tô chocada com isso... minha solidariedade dona Dulce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce qual a opinião dos outros moradores da praça.
      Tens que pedir apoio pra eles. Fizestes BO.
      Coloca câmera, so assim podes ver quem faz isso.

      Excluir
    2. Estão preocupados comigo... os que não são coniventes. E a camera não duraria que poucas horas no muro. Ja temos exemplos.

      Excluir
  2. Curioso para ver o que políciacivil fará. E um caso para investigacao e punição dos culpados.

    ResponderExcluir
  3. Não desista nunca Dulce! Pelos moradores da Cidade Velha e de outros bairros que precisam testemunhar a sua luta em prol da melhoria das condições de vida em nossa Belém, para evoluir em sua consciência socioambiental. A despeito de sua luta solitária e da inoperância dos poderes públicos municipal, estadual e federal em fazer cumprir as Leis que criam, NÃO desista.

    ResponderExcluir
  4. No Largo do Carmo não há uma câmera do SIOP?

    ResponderExcluir
  5. As camaras do CIOP foram reativadas na segunda feira depois do Cirio de 2019....

    ResponderExcluir