sábado, 3 de fevereiro de 2018

SOBRE O AUMENTO DO IPTU...



Em poucas palavras...Todos os proprietários que receberam o talão do IPTU, estão se perguntando: por que aumentou tanto nos últimos anos????

Sabemos que todo o dinheiro que é arrecadado com a cobrança vai para os cofres da Prefeitura, que o usa para custear despesas municipais.Temos que perguntar: aonde?

A Cidade Velha não teve nenhuma melhoria nos ultimos 6 anos. Alias, piorou muita coisa, a começar pela chegada de 'moradores de rua' na praça tombada do Carmo. Não so a enfeiam, como a destroem. 

As calçadas estão cada vez pior....e são tombadas. O uso das mesmas nada tem a ver com o que estabelece o Código de Postura. Assim, além de serem mal-tratadas, ainda a ocupam irregularmente, com autorização, muitas vezes tácita, de orgãos públicos.

Nas mangueiras, aumentam as ervas de passarinho. Desde que moro aqui na praça do Carmo (15 anos) nunca vi alguem vir cuidar disso.

A poluição sonora aumentou e, não somente a causa do carnaval, mas também por casamentos que homenageiam, sabe la o que, soltando foguetes barulhentos em frente a igrejas tombadas.

A maior parte dos locais noturnos autorizados na área tombada da Cidade Velha, não tem estacionamento para seus clientes, e, mais uma vez, as calçadas  mudam de uso... Quantas vezes alguem vem controlar, de madrugada, a poluição sonora que produzem, ou o que faz tanta gente na porta desses locais, sempre de madrugada?

O aumento dos veiculos que transitam por estas ruinhas, também causa trepidação, como as carretas, proibidas de percorrer esta zona, mas que conseguem faze-lo, tranquilamente.

A água que sai das torneiras, ainda é marron em muitas casas... quando não falta.

Além de não ter melhorado em nada, não tem nem controle e/ou fiscalização, para ver se estão respeitando as leis.

Assim vemos acontecerem coisas  estranhas/ou absurdas, como:
- estacionamento em cima da grama das praças;
- baterem tambor a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo durante missas ou casamentos nas igrejas vizinhas;
- a tentativa de cobrir  odores estranhos, em alguns locais,  acendendo  incensos nas portas;
- locais fechados pela administração publica, que continuam a abrir do mesmo jeito;
- locais que não tem autorização a tocar musica, que tocam do mesmo jeito e, ainda, provocam poluição sonora, descaradamente;
- as vans, donas das ruas, além de pararem onde bem entendem, desrespeitam muitas normas do Código do Transito;
- a falta de sinalização das paradas de onibus, ajuda a piorar o transito;
- os flanelinhas aumentam tomando conta das vagas que nem os moradores tem mais direitos;
- muitas lojas ainda usam os 'cones', para defender sua vaga no meio da rua, e os moradores???
- a insegurança que leva as escolas noturnas a fecharem a escola antes da hora;
- o total abandono do patrimônio histórico;
- a total permissividade aos locais noturnos, e
- etc., etc., etc.

Sabemos que todos os impostos, incluindo o IPTU, vão parar numa caixa unica, e são direcionados percentualmente para cada um dos setores da administração pública, mas... os bairros são diferentes entre si... 

Esse abandono  da Cidade Velha não provocou a valorização imobiliaria do bairro, então, porque aumentou o IPTU, aqui também?  Qual a razão desse aumento?O valor venal dos imoveis na Cidade Velha, será que foi  aumentado? Não nos resulta que a área técnica da prefeitura  tenha atualizado o valor venal de todos os imoveis de Belém. Ou será que foi solicitado e não fomos informados, nem do resultado? Qual a razão, enfim, desse aumento? 


Sabemos que os impostos servem para custear a maquina publica, mas gostariamos de ver os resultados do funcionamento dessa maquina, no nosso bairro também.

Se tivesse ao menos uma percentual  determinada para o uso do IPTU  nas áreas onde foi pago, seria mais facil aceitar o aumento, pois poderiamos notar onde e em que modo foi gasto. Não segue nem a % da inflação? O IBGE o que diz disso?



Achamos, portanto,  que esse aumento é um ato de prepotência, IRRESPONSÁVEL E ILEGITIMO. 



Dulce Rosa de Bacelar Rocque - cidadã






Nenhum comentário:

Postar um comentário