terça-feira, 4 de março de 2014

POR UM ESTACIONAMENTO CHIC....

...ou criminoso.

 Neste momento, 15 horas do dia 4 de março de 2014 está acontecendo mais um absurdo em Belém, direi, um crime para com o nosso Patrimônio Histórico..
Estão derrubando uma casa, antiga, situada na Rua Romualdo de Seixas cujos azulejos da fachada dizem ser da Fábrica Boulanger...

"Menos uma fachada azulejada no Umarizal, agora são 15 ao todo. O azulejo desta fachada é do final do século XIX, ou início do XX, francês, de decalcomania, produzido pela Choisy-le-Roy, HTE Boulenger & Cie. Muito além disso, uma arquitetura única, que faz parte do entorno do prédio do Sidrim, que em breve será engolido pela arquitetura dos prédios altos." (Thais Sanjad)


Das vozes que circulam, a casa é da Maternidade/Hospital da Criança  e vai ser usada para aumentar o seu estacionamento.


Dizem também que é área de proteção da SECULT, mas que foi a mesma que autorizou (segundo vozes abalizadas!!!).



Caso essas suposições sejam verdadeiras, perguntamos:
- que fazer para  defender nosso Patrimonio histórico?
OU:
- porque la podem destruir e na Cidade Velha, mesmo antes do tombamento, não era possível fazer nem uma garagem, ao menos?

Quem tem propriedade em área tombada perdeu seus direitos  e deve ver outros que podem fazer de tudo? Ou será que não é um bem histórico, mesmo se dizem que os azulejos da fachada são da Fábrica de Boulanger?

São dois metros e duas medidas que servem de péssimo exemplo para quem acredita que as leis servem a alguma coisa. Para quem crê na democracia.

Segundo o inciso III, do artigo 23 da Constituição brasileira, é competência comum da União,  Estados,  Distrito Federal  e Municípios,  proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos. Não se fala  de defesa só do que é tombado... (fato este que também não se vê).
Sabe-se que ter competência comum, significa que todos os entes políticos são competentes e responsáveis pela proteção dos bens de interesse cultural, e consequentemente, pela implementação de atos de preservação e valorização dos mesmos.

Onde estão esses 'entes politicos' nessas horas? Como é que fazem essa defesa?

Sabe-se também que o Estado brasileiro, com a colaboração da comunidade,  tem obrigação de  promover e proteger o patrimônio cultural e o deveria fazer por meio de inventários, registros, vigilância e de outras formas de acautelamento e preservação.

Cadê tudo isso? Continuamos a ver desaparecer nossa história sem que  culpados sejam punidos. Continuamos a fazer denuncias e não ver algum resultado.   Qualquer que seja a verdade, como é que conseguem agir impunes? Por que tem dinheiro ou por que tem amigos?

É carnaval e ja soubemos que até quarta feira não encontraremos ninguém. Quem sabe foi por isso que começaram a demoli-la na segunda feira gorda. 

Desculpem-nos, mas cada dia fica mais claro a total falta de vontade politica de defender nosso patrimônio histórico, por que insistir em falar nele, então?





2 comentários:

  1. Considerando que o próprio governo do Estado demoliu a muralha do forte do castelo pra ficar mais bonitinho, a gente vê o quanto o governo se importa com o patrimônio histórico.

    ResponderExcluir
  2. Tens toda razão, e é a mesma pessoa que continua fazendo o quer com o nosso Patrimonio.
    Se continuarmos omissos, pode piorar muito mais.

    ResponderExcluir