sábado, 6 de abril de 2013

DETERIORAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO


PARA QUEM NÃO LEU NO JORNAL:
Capela de São Francisco sofre com deterioração

Quarta-Feira, 03/04/2013, 08:37:39 - Atualizado em 03/04/2013, 08:37:39 Diário do Pará

Diante do risco iminente de ser perder mais uma parte da memória de Belém, a direção do Hospital da Ordem Terceira faz um apelo à sociedade paraense e chama a atenção do poder público para o estado de deterioração em que se encontra a Capela de São Francisco da Penitência. As paredes, erguidas com pedras e cal, apresentam infiltrações e rachaduras. Algumas luminárias estão com a fiação exposta.

Na nave central e no teto as manchas de umidade aos poucos apagam a nitidez das pinturas e da arte predominante no interior da capela – que abre apenas aos domingos para a celebração da missa no final da tarde. O hospital não conta com recursos para a reforma e restauração do espaço, que precisa urgentemente de uma revitalização.

A capela de São Francisco se constitui num dos mais belos templos religiosos do Pará, tendo sido construído entre os anos de 1748 e 1754. A edificação guarda diversas obras de arte, algumas em estilo barroco outras em estilo neoclássico, que se não forem restauradas logo serão perdidas definitivamente. Trata-se de esculturas de madeira, imagens de santos, azulejos portugueses e pinturas. Por causa da mancha de umidade, em algumas colunas fica difícil perceber se o revestimento é de mármore. Embora a igreja seja limpa com frequência o forte odor de mofo, em alguns momentos, chega a sufocar quem está no interior da construção.

DETERIORAÇÃO

De acordo com o diretor do Hospital da Ordem Terceira de São Francisco, o médico Hernan Fernandez, a última benfeitoria realizada foi a reforma do telhado para conter as infiltrações que aceleravam o processo de deterioração. “Isto há quase cinco anos, mas a capela precisa ser restaurada por especialistas para evitar a desfiguração das obras”, frisou. Ele destacou que o arquiteto Antônio Landi chegou fazer uma reforma completa na edificação, dando ao templo os traços da arte italiana. A capela é uma das mais antigas de Belém e foi construída quase que na mesma época em que a Igreja do Carmo, que está em obras de revitalização, e de Sant’Ana, já reformada.

Hernan reforça que a edificação é tombada pelo Estado, mesmo assim poucas instituições de patrimônio manifestaram interesse na restauração do templo. “Têm diversos projetos e estudos, inclusive desenvolvidos pela UFPA (Universidade Federal do Pará), voltados para a capela. Inclusive a Embaixada Americana já manifestou interesse em ajudar, mas não sei o porquê dos projetos não conseguirem ser levados adiante”, lamentou o diretor.

O diretor informou ainda que existe um laudo do Corpo de Bombeiros que informou que a edificação não sofre riscos de desabamento.

O superintendente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará, João Veloso, destaca que já houve interesse do instituto em tombar a Capela de São Francisco, mas o projeto foi recusado pelo Conselho de Cultura, pois a construção já teria sofrido uma descaracterização de sua forma original.

Veloso aponta que uma das alternativas seria a direção do hospital apresentar um projeto ao Ministério da Cultura para pedir recursos do PAC Cidades Históricas para fazer a reforma. “Mas para isso o hospital precisa estar ligado a alguma fundação ou associação cultural”, atentou.

Hernan Fernandez informou que o hospital tem apenas o caráter social, o que não é suficiente para garantir os recursos do Ministério da Cultura.

(Diário do Pará)


AGORA VAMOS AGUARDAR AS OPORTUNAS PROVIDÊNCIAS.

Um comentário:

  1. creio ser necessário irmos pras ruas, pressionar governo e prefeitura para recuperarmos o que ainda resta do patrimônio material de Belém

    ResponderExcluir