quarta-feira, 22 de junho de 2022

A PRIMEIRA ECONOMISTA DE BELÉM

 

Mexendo nos meus arquivos, deparei com esta nota do Lucio Flavio Pinto sobre a primeira turma de Economistas  formados pela UFPa, em 1952.



Memória - Os primeiros economistas

por Lucio Flavio Pinto = 20/12/2021

A primeira turma de economistas formados pela Universidade Federal do Pará saiu do forno em 1952. Dela participaram Alfredo Moraes Rego, Arthêmio Guimarães, Benedito de Azevedo Pantoja, Ernande Anglada, Américo Chagas, Eymar dos Santos, Fernandino Pinto, Francisco Canindé Castelo de Souza, Haroldo Haber, Jorge Suleiman Kahwage, José Alfredo Carreira, José Uchôa, Lourival Monteiro, Luiz Linch, Mário Azevedo Filho, Miriam Huet de Bacelar, Nader Nassar, Osmando Collyer, Pedro Martin de Melo, Roberto Farid, Elias Massoud e Waldemar Lopes.

Tinha guardado o artigo porque pensei de fazer uma homenagem a minha tia MYRIAM HUET DE BACELAR: a primeira economista formada em Belém do Pará.  



















Nascida em Óbidos,  na casa de seu avô materno Vicente Augusto Figueiredo, no dia 27 de março de 1927  onde morou com seus pais e irmãos, até quando se mudaram para Belém.  Faleceu aqui, no  dia 15 de março de 2005.

Lembro de alguns de seus colegas que apareciam em casa, mas o Ernande Anglada e o José Uchôa, eram os mais assíduos e foram amigos sempre: juntos participaram da fundação do Partido Libertador, nascido em Belém naqueles anos.

Quando se formou em economia, morava no prédio que hoje é sede de um Ministério Público, no primeiro quarteirão da av. 16 de Novembro, n. 28 de então.

No fim deste ano serão 70 anos dessa colação de grau que foi também a primeira, de uma mulher do ramo da nossa família, Huet de Bacelar, aqui no Pará...( a segunda fui eu, em 1967, mas ja moravamos no fim da 16, em frente a praça Amazonas, nos altos da mercearia que tinha ali na esquina.)


                                                           SAUDADES


Nenhum comentário:

Postar um comentário