domingo, 29 de abril de 2018

VIZINHOS....ALERTA!


Em 2006, alguns cidadãos se uniram e fundaram a Associação de Moradores da Cidade Velha. O degrado urbano, a insegurança e defesa do patrimônio histórico foram o ponto de partida dessa iniciativa. Pouco depois criamos um blog “Laboratório de Democracia Urbana Cidade Velha-Cidade Viva” que deveria discutir os problemas do bairro e da cidade, com os cidadãos..

Em 2007, várias atividades foram feitas com a ajuda da fundação Curro Velho. O ano se conclui como Natal de Todos os Povos que trouxe para o bairro, nos três dias do evento, vários espetaculos. Entre apresentações circenses, interferências cênicas, roda de capoeira, dança de salão, etc. tivemos também oportunidade de ouvir os Cantos dos Guarani e descobrir que esse povo continua migrando. A “dança de rua” que os rapazes da Vila da Barca apresentaram, assim como o “rap” dos meninos do Jurunas, não somente foram um sucesso, mas uma descoberta para muitos dos presentes. Também seguimos a apresentação dos Grupos de percussão “Curimbó Mirim” do Colégio Santa Emilia e do Curro Velho e, de Cametá, chegou o Bangüê Cinco de Ouro, um grupo musical quilombola e, de Quatipuru, apreciamos a Marujada.

Em 2008, no Seminário realizado no dia do aniversario da Civviva, discutimos e avançamos propostas finalizadas à recuperação do ponto de vista civil, urbanístico, social e econômico do nosso bairro. Numa manhã ensolarada, com a camisa da CiVViva, saímos pelas ruas e conseguimos três mil assinaturas contra a insegurança...

Em abril de 2008 recebemos a visita do Comandante da Policia Militar, Hilton Benigno, para discutir ações concretas para o bairro. Nasce o projeto das ‘bicicletas Azuis’. Iniciamos a coleta de dinheiro para compra-las. Uma delas foi doada pelo Padre Gonçalo em nome da Igreja da Sé.

Em maio começamos a preparar a Oficina Escola de Escritores, iniciativa, essa, do nosso Laboratório de Democracia Urbana e do Grupo de Memória e Interdisciplinaridade, da Faculdade de Engenharia Civil, da UFPA. Mérito do jornalista e escritor Osvaldo Coimbra. O resultado foi a publicação de um livro...sobre a Cidade Velha.

Em junho, o nosso S. João na Praça, viu as crianças do Beco do Carmo apresentarem uma quadrilha e dançarem carimbó. Continuamos resgatando nossas brincadeiras de antigamente: o pau de sebo, o quebra-pote, a corrida de saco e de ovo, fizeram, como sempre, um sucesso enorme.
Em novembro, as “nossas bicicletas azuis, da cor da nossa esperança” estavam nas ruas, montadas por policiais, das sete da manhã as dez da noite. Bares da área tombada ajudavam com merenda aos PM. Logo no primeiro dia um assalto na Dr. Assis demonstrou que a idéia ia dar certo.

As atividades da Associação continuaram e as bicicletas da Civviva passaram a ser da Instituição. Depois de quatro anos chegaram novas bicicletas para a PM e as nossas foram devolvidas, mas a atividade, mesmo se em menor escala, continuou.

Em dez anos de atividade da Civviva, reconhecemos que valeu a ideia da Civviva. Hoje, outras pessoas entraram na luta; se conscientizaram da necessidade de participar, em algum modo, da defesa do território onde vivemos. A Igreja entrou, efetivamente, nessa luta apoiando a PM e os cidadãos. A conscientização da necessidade de “sair de casa” para lutar pelos próprios interesses, vingou.

Recentemente a Igreja Católica cedeu um local na Dr. Assis para sediar um batalhão da PM, o que melhora as possibilidades de sucesso dessa presença no bairro. Sempre através da SOLIDARIEDADE da Igreja Católica, hoje, os vizinhos estão mais alertas as necessidades de todos.


COM MAIS CIDADÃOS AJUDANDO A NOSSA LUTA, MAIOR SERÁ O EXITO... E A SEGURANÇA SERÁ PARA TODOS, UMA REALIDADE.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Como sempre as iniciativas adotadas sempre muito bem pensadas e planejadas. Sem dúvida alguma com a adesão de mais pessoas, principalmente os moradores da área e do entorno para essa conscientização, da importância que esse bairro é para todos e não de apenas uma parte, sem dúvida alguma faz com que o resultado esperado com iniciativas como esta, de muito certo.
    Quem dera que outros bairros da nossa cidade tivessem representantes tão ativos e persistentes como os componentes dessa Associação que constantemente em luta busca melhoria não só em prol dos mas como de todo o patrimônio existente nesse importante bairro de Belém.
    Celso Abreu - fotografo.

    ResponderExcluir