quarta-feira, 12 de julho de 2017

AS NOVAS PLACAS DE RUA DE BELÉM



Estes últimos dias,  várias placas de rua foram para a berlinda, a causa de erros crassos.




A sinalização do solar do Barão de Guajará, escrito, porém Guarujá, deu inicio a uma lista de denuncias e reclamações, pois, logo após descobriamos a ArcipresteS Manoel Teodoro, com um S a mais. Aí, alguém lembrou a Estrela com dois LL; a Felix Rocque sem o C; a Presidente PernaNbuco ; a Assis de VasconSelos, que na verdade se chama "de Assis Vasconcelos"; a Gama e Abreu , e várias outas sinalizações.


Retrocedendo no tempo, porém, outros tipos de erros vamos encontrar. Em 2009, por exemplo, a placa de SANTO ANTÔNIO em frente a igreja que fica na praça de Batista Campos... Acertaram o Santo, mas erraram a igreja. Devia ser colocada em frente ao Colegio Santo Antonio (http://pelasruasdebelem.zip.net/arch2009-01-01_2009-01-31.html#2009_01-05_18_17_58-10174982-0 ).
Outro erro de colocação de placa é na praça Coaracy Nunes, ou Ferro de Engomar. Inverteram as placas na ponta do ‘ferro’e a Veiga Cabral se transformou em Arcipreste Manuel Teodoro.

Uma pérola, das mais absurdas encontramos no primeiro quarteirão daquela que pensávamos chamar-se Avenida 16 de Novembro. La veremos outra placa: Desembargador Ignacio Guilhon. Imaginamos que, para não criar confusão, deixaram as duas placas, la...

Isso, portanto,  não é de hoje, vários  (des)governos da cidade nos deixaram essa triste herança, mas estes dias foram vários casos absurdos em, praticamente, uma semana.

A nossa experiência a respeito começou  pouco mais de dois anos atrás, quando fomos procurados pela Prefeitura para  seguir o trabalho de mudança das placas de rua e de monumentos da Cidade Velha e Comércio/Campina. Por um mês começamos a tentar entender como realizar essa proposta e acabamos nos perdendo ao procurar encontrar uma placa para servir de exemplo, o que foi impossível, pois:
a- tinha aquela toda esmaltada, seja a parte azul que a branca mas grudada com prego de ferro, e que enferrujava mais rápido;
b- tinha aquela outra, também toda esmaltada, grudada no muro com prego de alumínio;
c- tinha aquela esmaltada de azul, com as escritas brancas...pasmem... de papel grudado;
d- tinham as esmaltadas recicladas;
e- as esmaltadas com publicidade
f- tinham aquelas grudadas com prego de ferro, que são dificeis de retirar, assim, acabaram  ficando ao lado das novas....
g- tinham aquelas grudadas nos muros com pregos de alumínio além daquelas, defronte, colocadas nuns postes.
h - as com nome do bairro;
i-      i -  as sem nome do bairro ...
j - as com o CEP;
k- as sem o Cep;
l – e, para completar,  as com o nome escrito errado.

Descobrimos, também,  um modo absurdo e explicito de desperdiçar o dinheiro público, ou se aproveitar da falta de seriedade e de controle que se perpetua há anos. Tem um canto de rua onde vimos cinco sinalizações com o nome da mesma rua:
- uma, so com o nome;
- outra, com o nome do bairro, também;
- outra com CEP e bairro;
- outra com publicidade e só o  nome da travessa....
Outra descoberta foi relativa a poluição visual que tudo isso provocava pois, além de gruda-las nos muros, em alguns casos acrescentavam um poste.

Antes, porém, que a Prefeitura  mudasse de ideia e cancelasse o que tinha nos proposto,  já tínhamos aprendido todas essas artimanhas.

Hoje, nas placas novas, na sua maior parte os nomes foram divididos. Colocam somente o nome de batismo do fulano que dá nome a rua, sem o sobrenome, Assim, encontramos:
- Magalhães, sem o Barata;
- Assis, sem o VasconSelos;
- e por ai vai.

Não podemos deixar de perguntar:
- a Dr. Assis, a Dr. Malcher e outras com um nome so, como vão fazer?
- os turistas, como vão adivinhar qual das D. Romualdo é a que eles estão procurando????
- onde vão parar as placas velhas? Vão fazer um leilão ou doar aos colecionadores???


É inacreditavel que isso aconteça num tempo com tanta informação disponível e com a obrigatoriedade da "transparência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário