segunda-feira, 4 de março de 2013

RELEMBRANDO E...COBRANDO.

RECORDANDO...

2008, não lembro o mes. Recebi um convite telefonico para ir à inauguração dos trabalhos de restauro (ou coisa parecida) do Palacete Faciola, aquele da Av. Nazaré, canto com a Dr. Morais.
No dia, enquanto me preparava, tocou o celular, era alguem de lá que perguntava se eu não ia participar. Respondi que estava chegando e continuei calmamente a minha preparação (tradução: empiriquitamento), ja admirada por esta solicitação.

No taxi, toca de novo o celular: estavam me esperando...!!! Mas que historia é essa, me perguntei e desci tranquilmente na porta dos fundos,  Dr. Morais, onde tanta gente conversava. Pois foi so entrar que alguem correu na minha direção e disse: podemos começar, estavamos esperando so a senhora... Mas o que é isso, gente? em pensava sem entender.

Me levaram para uma sala cheia de autoridades, construtores, arquitetos, funcionáriospúblicos, etc. e me fizeram sentar na mesa entre a Governadora Ana Julia e Puty... e eu admiradissima. Que surpresa era essa????
Iniciaram os trabalhos, falando do restauro daquele Palacete e...me deram a palavra. Eu estava cada vez mais admiradissima. Ninguem tinha me avisado nada disso, e eu ainda tinha que falar, de que? Olhei para a Ana Julia e perguntei:  voces querem ouvir o que tenho a dizer sobre nosso patrimonio? e ela respondeu: queremos. E eu: pois vão ouvir... e comecei a dar um passeio pela Cidade Velha.


Lembrei as leis que falam da salvaguarda e defesa do nosso patrimonio historico. Falei do abandono do Palacete Pinho e do Instituto Historico e Geografico; das casa não restauradas; das calçadas de lióz; das igrejas do Landi; das praças que mais pareciam mercados ou campos de futebol; do transito que fazia trepidar aquelas velhas casas; da insegurança...e dos 400 anos.

Quando acabei de falar, que as palmas pararam, a Ana Julia me respondeu que ela governava o Estado, e não so Belém estava nessa situação; que tinha que olhar e fazer algo por outros municipios também; que aqui em Belém, o Palacete Faciola tinha sido o escolhido, para começar, e elencou os outros municipios que seriam agraciados. 


Quando o evento acabou, alguem do público, um senhor, veio me agradeceu por ter falado do Palacete Pinho, inacabado e abandonado as baratas. Arquitetos , também disseram ter gostado do que eu disse e dos problemas que tinha levantado. Vários desconhecidos vieram me dar parabens pela intervenção feita.

O amigo fotografo Celso, que colabora gratuitamente com a Civviva, conseguiu entrar no Palacete e fazer essas  fotos que publicamos abaixo.

Passaram-se mais de quatro anos desse 'evento'. Pergunto: Como está o Palacete Faciola? O que fizeram nele, nesse meio tempo?
Será que o nosso fotografo pode ir la ver, ao menos, se os azulejos e o corrimão da escada ainda estão la?


Dêem uma olhada nas fotos de então: ja era uma pena.

3 comentários:

  1. Além do Palacete Faciola, há mais duas casa a lado, a junto ao palacete foi uma casa muito bonita, porem só com a fachada em pé, foi derrubado tudo dentro.

    A outra casa era a minha família, meu avô montou, as lajotas da frente são portuguesas feita a mão e foram roubadas.
    https://twitter.com/CalexAmorim/status/306766815130947585/photo/1

    A casa tinha um estrutura gigantesca, sendo 13 de frente por 30 de fundo. A casa tinha lustres de cristal até a década de 70 quando foram roubados. Depois eu mostro umas foto da casa.

    ResponderExcluir
  2. A faculdade de Economia funcionou numa delas e eu estudei la.
    Gostaria de ter maiores informações sobre essas casas. De quem são agora?

    Obrigada.
    Dulce Rosa

    ResponderExcluir
  3. Chegou isso também, e é muito interessante.]

    http://haroldobaleixe.blogspot.com.br/2008/09/httpwww.html

    ResponderExcluir