sábado, 23 de fevereiro de 2013

EXEMPLO QUE VEM DE PISTOIA (Italia)

SERÁ QUE OS NOSSOS ESTUDANTES SABEM ALGO SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? E SOBRE OS PAISES QUE PARTICIPARAM?

Em Pistoia vão incentivar o conhecimento de outras culturas, começando pelo Brasil e a  Segunda Guerra Mundial.

Duas palestras sobre a história do Brasil irão envolver as escolas de Pistoia.
No começo da próxima semana (25 e 26 de fevereiro) vai ser inaugurada a XXIV edição do projeto “Cenários do século XX,”, feito pela província de Pistoia, em colaboração com o Instituto Histórico da Resistência e da Idade Contemporânea de Pistoia, que envolve os Institutos escolares de ensino médio através de palestras, exposições documentais, seminários, conferências e cursos de estudo para professores.

Criado para promover a investigação sobre a memória e o conhecimento das outras culturas, o projeto este ano escolheu como tema a história do Brasil, com especial atenção para os eventos que ligam o país à história da Itália e de Pistoia, durante a segunda Segunda Guerra Mundial.

“A história do Brasil do seu nascimento até os anos de Getulio Vargas”" é, de fato, o título das duas palestras agendadas para esta segunda-feira, 25 de fevereiro, em Pistoia, na Aula Magna do Istituto Tecnico Comercial Pacini, com cerca de 140 alunos e para esta terça-feira, 26 de fevereiro, em Pescia, no Istituto Tecnico Comercial Marchi, com 120 alunos.

O palestrante será Giuliano Tessera, professor do ensino médio e profundo conhecedor da história do Brasil, especialmente da história da FEB (Força Expedicionária Brasileira), que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, e ao longo da Linha Gótica) que lecionou em muitas partes do norte da Itália.

Haverá também Mario Pereira, diretor do Monumento Votivo Militar Brasileiro de Pistoia, o ministro da Educação da Província de Pistoia e o Presidente do Instituto Histórico da Resistência e da Idade Contemporânea, Roberto Baron
tini.

Créditos: La Voce Di Pistoia
Tradução: Giulia Baglini

2 comentários:

  1. Meu pai, que era um entusiasta da participação brasileira, mas não chegou a Itália, tem um livro sobre o Contingente da Amazônia na 2ª guerra mundial, onde ele relata as conquistas brasileiras em terras italianas. Seu sonho era visitar os locais que ele tanto "conhecia", mas não deu tempo.
    Aristoteles Guilliod de Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, mas tu poderás seguir o percurso indicado por ele.

      Minha filha. que é italiana, fez um documentario sobre os Pracinhas: La sottile linea brasiliana. O apresentou também em Belém e São Paulo.
      Gostaria de conhecer esse livro.

      abs
      Dulce Rosa

      Excluir