quinta-feira, 8 de março de 2012

DEPREDAÇÕES EM FORDLANDIA (SANTARÉM)






 

História na UTI: prédios da cidade sonhada por Ford na Amazônia sofrem depredações

MPF estabeleceu prazo de 30 dias para que município de Aveiro passe a cuidar desse patrimônio histórico
Nos anos 30, o fundador da Ford Motors, Henry Ford, teve a ideia de transformar a Amazônia em um grande centro de produção de borracha para suprir o mercado americano. Construiu uma cidade, Fordlândia, hoje distrito do município de Aveiro, no Pará. A cidade chegou a ter fábricas, restaurantes, praças, cinemas, dormitórios e funcionários, mas o projeto não deu certo. E, devido ao descaso do poder público, até os edifícios que sobraram como testemunhas dessa história também parecem condenados a desaparecer.
Apesar de a importância desse conjunto urbano ser tanta que está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de o município de Aveiro ter se comprometido a preservá-lo, assinando acordo com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, o Ministério Público Federal (MPF) recebeu provas que a prefeitura estaria autorizando a depredação do antigo hospital de Fordlândia. E mais: de acordo com o Iphan, a prefeitura também não tem preservado outros prédios, como o galpão do trapiche e as casas da Vila Americana, localizada em Fordlândia.
Essas denúncias levaram o procurador da República Marcel Brugnera Mesquita a encaminhar recomendação ao prefeito de Aveiro, Ranilson Araújo do Prado, estabelecendo prazo de 30 dias para que o município adote as medidas de preservação determinadas pelo Iphan. O prazo começa a valer assim que o prefeito for oficialmente notificado.
Caso a prefeitura não responda à recomendação ou não adote as medidas recomendadas, o MPF pode vir a tomar iniciativas administrativas e judiciais para garantir a preservação do patrimônio histórico e para punir os responsáveis por eventuais danos materiais e/ou morais cometidos pela administração municipal.


Fonte: http://www.prpa.mpf.gov.br/news/2012/historia-na-uti-predios-da-cidade-sonhada-por-ford-na-amazonia-sofrem-depredacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário