Vamos sair da nossa “área de conforto”, para ir para
bem longe da Cidade Velha, falar dos projetos em votação para o Parque da
Cidade a ser realizado onde temos o Aeroporto
Brigadeiro Protásio de Oliveira
Não tivemos conhecimento de algum ato ou audiencia pública feito para discutir o uso da área do Aeroclub para outros fins. Se algo foi feito a respeito, perdemos a ocasião de participar.
Quando o lençol é curto, cobrimos a cabeça e descobrimos os pés... O discurso do Governador Helder em junho do ano passado sobre “ a necessidade de liberação da área para sua integração ao planejamento de crescimento urbano” evidenciava, já, claramente o seu interesse. Me veio em mente quanto dito por ocasião do lançamento do Progeto Belém Porto Futuro. A área portuaria deveria ser reurbanizada e integrada a cidade, e o que aconteceu? Que fim levou?
Quando o lençol é curto, cobrimos a cabeça e descobrimos os pés... O discurso do Governador Helder em junho do ano passado sobre “ a necessidade de liberação da área para sua integração ao planejamento de crescimento urbano” evidenciava, já, claramente o seu interesse. Me veio em mente quanto dito por ocasião do lançamento do Progeto Belém Porto Futuro. A área portuaria deveria ser reurbanizada e integrada a cidade, e o que aconteceu? Que fim levou?
É o caso de se perguntar: para que servia esse
aeroporto? Muitos não sabem, mas, cerca de dez empresas de táxi aéreo
ligam o terminal a municípios do Pará, bem como a cidades de estados vizinhos.
Muitos turistas o usam tendo como principal destino a Ilha do Marajó. Nele,
as ambulâncias têm espaço para estacionar e embarcar e desembarcar os pacientes
com mais tranquilidade.
O Aeroporto Brigadeiro Protásio
fica no bairro da Sacramenta e
abriga aeronaves de pequeno porte as
quais são de particulares e de empresas
de táxi aéreo. Na sua área de cerca 920 mil metros quadrados tem quatro hangares de
aviação geral e tem três empresas de manutenção de aeronaves. Além do serviço aeromédico tem o de táxi aéreo,
monomotor, bimotor e transporte de valores.
Por outro lado deve-se levar em consideração o fato de atender a uma grande demanda de serviços
relacionados à manutenção geral de aeronaves, além de ser utilizado como apoio do Aeroporto
Val-de-Cans, distante cerca de três quilômetros.
Porém, segundo o
Governador ...”As operações que hoje são feitas ali passariam a ser feitas no
próprio Aeroporto Internacional de Val de Cans, também na capital paraense.... mediante algumas
intervenções. Inclusive o Estado se disporia a fazer essas intervenções, assim
possibilitando a revisão do perfil tanto da área do Protásio quanto do próprio
Internacional.”
Afirmou também que “a permanência do aeroclube nas condições
atuais não interessam nem sob o aspecto econômico para a Infraero e nem para o
planejamento de crescimento da capital... Belém precisa de áreas de
convivência, que possam se adequar ao projeto em vista.” Porém, em tempos de Pandemia se vê que Belém, em vez de áreas de convivência, precisa muito mais de outras coisas...
O secretário de Aviação Civil concordou porém na ocasião que
“a capital não possui uma demanda que justifique a manutenção de dois
aeroportos, ainda mais sendo um tão fisicamente próximo ao outro”..., ao que
Helder afirmou que “ o prejuízo do Aeroporto Brigadeiro Protásio é de R$ 2
milhões anuais a Infraero.”
Para transferir suas
atividades para o Aeroporto Internacional de Belém outros dois argumentos foram
levantados: "A localização deste aeroporto é em área extremamente nobre,
sensível à redefinição urbana da capital", justificou o governador. A
outra é que o aeroporto internacional “...em parte do dia está obsoleto e
poderia ser enquadrado para absorver essas menos de 20 operações hoje realizadas
no Aeroclube".
Com essa afirmação, é lógico que estava decidida a
transferência e os projetos resultantes estão a disposição, estes dias, para serem votados. Os valores desses projetos variam entre 30 e 60 milhões.
No meio tempo, porém, em janeiro deste ano, o Governo do
Estado promoveu uma consulta pública dentro
dos eixos Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Paisagismo de onde
resultariam as sugestões para futuras propostas para o Parque.
Um edital foi feito e ao certame se inscreveram mais de 80 escritórios de arquitetura de vários estados.
Destes, somente 23 propostas passaram pelo crivo do júri técnico e duas resultaram oferecer as melhores
propostas.
- http://parquecidade.com/ata-final-de-julgamento/
- e depois http://parquecidade.com/votacao-final/voto/
Olhem ambas as propostas e votem pensando se este dinheiro não poderia ser melhor utilizado nestes tempos de Pandemia.
PS: ENTREVISTA E FOTO DA INTERNET.
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