quinta-feira, 30 de julho de 2020

AERO CLUB / PARQUE DA CIDADE



Vamos sair da nossa “área de conforto”, para ir para bem longe da Cidade Velha, falar dos projetos em votação para o Parque da Cidade a ser realizado onde temos o Aeroporto  Brigadeiro Protásio de Oliveira


Não tivemos conhecimento de algum ato ou audiencia pública feito para discutir  o uso da área do Aeroclub para outros fins. Se algo  foi feito a respeito, perdemos a ocasião de participar.

Quando o lençol é curto, cobrimos a cabeça e descobrimos os pés... O discurso do Governador Helder em junho do ano passado sobre “ a necessidade de liberação da área para sua integração ao planejamento de crescimento urbano” evidenciava, já, claramente o seu interesse. Me veio em mente quanto dito por ocasião do lançamento do Progeto Belém Porto Futuro. A área portuaria deveria ser reurbanizada e integrada a cidade, e o que aconteceu? Que fim levou?

É o caso de se perguntar: para  que servia esse  aeroporto? Muitos não sabem, mas, cerca de dez empresas de táxi aéreo ligam o terminal a municípios do Pará, bem como a cidades de estados vizinhos. Muitos turistas o usam tendo como principal destino a Ilha do Marajó. Nele, as ambulâncias têm espaço para estacionar e embarcar e desembarcar os pacientes com mais tranquilidade.

O Aeroporto Brigadeiro Protásio fica  no bairro da Sacramenta e abriga  aeronaves de pequeno porte as quais são de particulares e  de empresas de táxi aéreo. Na sua área de cerca 920 mil metros quadrados tem quatro hangares de aviação geral e tem três empresas de manutenção de aeronaves. Além do serviço aeromédico tem o de táxi aéreo, monomotor, bimotor e transporte de valores.

Por outro lado deve-se levar em consideração o fato de  atender a uma grande demanda de serviços relacionados à manutenção geral de aeronaves, além de ser  utilizado como apoio do Aeroporto Val-de-Cans, distante cerca de três quilômetros.

 Porém, segundo o Governador ...”As operações que hoje são feitas ali passariam a ser feitas no próprio Aeroporto Internacional de Val de Cans, também na capital paraense.... mediante algumas intervenções. Inclusive o Estado se disporia a fazer essas intervenções, assim possibilitando a revisão do perfil tanto da área do Protásio quanto do próprio Internacional.”

Afirmou também que “a permanência do aeroclube nas condições atuais não interessam nem sob o aspecto econômico para a Infraero e nem para o planejamento de crescimento da capital... Belém precisa de áreas de convivência, que possam se adequar ao projeto em vista.” Porém, em tempos de Pandemia se vê que Belém, em vez de áreas de convivência, precisa muito mais de outras coisas...

O secretário de Aviação Civil concordou porém na ocasião que “a capital não possui uma demanda que justifique a manutenção de dois aeroportos, ainda mais sendo um tão fisicamente próximo ao outro”..., ao que Helder afirmou que “ o prejuízo do Aeroporto Brigadeiro Protásio é de R$ 2 milhões anuais a Infraero.”

Para  transferir suas atividades para o Aeroporto Internacional de Belém outros dois argumentos foram levantados: "A localização deste aeroporto é em área extremamente nobre, sensível à redefinição urbana da capital", justificou o governador. A outra é que o aeroporto internacional “...em parte do dia está obsoleto e poderia ser enquadrado para absorver essas menos de 20 operações hoje realizadas no Aeroclube".

Com essa afirmação, é lógico que estava decidida a transferência e os projetos resultantes estão a disposição, estes dias,  para serem votados. Os valores desses projetos variam entre 30 e 60 milhões.

No meio tempo, porém, em janeiro deste ano, o Governo do Estado promoveu uma consulta pública  dentro dos eixos Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Paisagismo de onde resultariam as sugestões para futuras propostas para o Parque.

Um edital foi feito e ao certame se inscreveram mais de 80  escritórios de arquitetura de vários estados. Destes, somente 23 propostas passaram pelo crivo do júri técnico  e duas resultaram oferecer as melhores propostas.

Os Projetos de Arquitetura e Urbanismo do Parque da Cidade estão esperando os votos dos cidadãos paraenses. Para entendimento do processo convém começar pela ata:
- http://parquecidade.com/ata-final-de-julgamento/
- e depois http://parquecidade.com/votacao-final/voto/


Olhem ambas as propostas e votem pensando se este dinheiro não poderia ser melhor utilizado nestes tempos de Pandemia.   


PS: ENTREVISTA E FOTO DA INTERNET.

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