... O CIRIO VEM AI.
...é algo que a igreja católica não usa mais, como antigamente.
Descobri porém, algo que tem a ver com o nosso Cirio, escrita uns 120 anos atrás e pefeitamente válido, ainda: ninguem abrogou esse ato...
Estava procurando algo diferente quando num livro escrito por meu irmão Carlos Rocque, descobri essa noticia, sobre uma Indulgencia que, se nota, bem poucos conhecem. Esse é o problema de base de determinados comportamentos: a ignorância .
Parei para pensar em duas
coisas:
- como a intelectualidade paraense tratava meu irmão quando
começou a escrever livros. Não li isso aí em algum livro ou panfleto escrito por aqueles
que denigraram meu irmão Carlos Rocque, quando, sem algum título universitário, nos anos 60, ousou escrever e publicar a “GRANDE ENCICLOPÉDIA DA AMAZONIA”.
- como algumas pessoas inclusive religiosos, tentando me desmoralizar, julgaram o fato de eu ter sido homenageada com uma INDULGENCIA em 2004, por ter feito o Círio em Bolonha, na Itália e por defender o patrimônio que Landi nos deixou, igrejas principalmente, mesmo sem ser arquiteta, nem religiosa... O Papa permitia isso desde 1906.
Não li o que o Papa decidiu, em algum livro ou panfleto escrito por aqueles que criticavam a audácia do meu irmão Carlos Rocque, quando, apesar da inveja de quem tinha título universitário, continuou suas pesquisas sobre a Amazonia. Trata-se de um ato público que ele cita no seu livro sobre A HISTÓRIA DO CÍRIO E DA FESTA DE NAZARÉ. Nas paginas 52 e 54 encontrei noticias interessantissimas. Tinha Indulgencia até aqueles que acompanhavam o Cirio, descalços.
Pois é. Depois do Cirio que fiz em Bolonha, ganhei uma Indulgencia... e aqui riam quando amostrava... daí decidi não falar mais nesse argumento.
Os anos passaram mas aquele modo de julgar o próximo como se fossem donos do mundo e da verdade, não mudou em Belém. Encontramos pessoas ou "grupinhos" delas, que julgam o próximo através das próprias intenções ou seus maus costumes. Não são apenas "tagarelices" que fazem essas "criccas" que se expandiram em Belém.
A palavra CRICCA
tem um
sentido pejorativo,
em italiano. Pode ser traduzida para o português como: Panelinha, Camarilha, Gangue, Bando,
ou mesmo Turma ou grupo de amigos. Muitas vezes trata de grupo de pessoas com interesses em comum, que,
infelizmente ainda sobrevivem, mesquinhamente, sem coragem de se confrontar abertamente
com os outros, apesar das normas vigentes.
Confronto leal com o próximo, nem sonhando... julgar as intenções, pior ainda.
É COMPLEXO DE QUE: INFERIORIDADE? ou medo de ser reconhecido como incompetente, se confrontado com alguem... com diploma ou experiências diferentes e bem mais concretas?




Nenhum comentário:
Postar um comentário