Damos a "palavra" a Arq. Rose Norat, que, ao a gradecer seus amigos através de seu Face, nos conta algo que não sabemos sobre a trajetória desse projeto.
"Dia de festejar a entrega do Palacete Faciola com pessoas queridas que trabalham pela valorização de nosso patrimônio cultural.
No caso do Palacete Faciola é a culminância de uma luta de muitos anos, iniciando em 2008 com o processo de desapropriação pela Secult e marco mais esses amigos @nadiacortezbrasil @lelia.fernandes @lfmoura2074.
Inicialmente a própria equipe da Secult procedeu o levantamento dos imóveis, ocorreram se a memória já não me falha, pesquisas inclusive arqueológicas no terreno. Depois veio o projeto da @dpjarquitetos coordenado pelo arquiteto Jorge Derenji in memorian que contou com o trabalho da @thais_sanjad e equipe desenvolvendo levantamentos e o mapeamento de danos.
O projeto atual, foi realizado pelo Paulo Chaves (in memorian) e equipe de projetistas @chaves.e.rosario.arquitetura, @thaiszumerotoscano5 e outros. Nas obras a equipe da @gmengenhariapa e a consultoria de restauro da @mayramartins @carolgester e equipe da atual gestão de patrimônio da Secult @karina_moriya @nelsoncaarvalho @helderarqmoreira @ursulavidalpa @secultpara.
Sei que são muitos entraves em um processo como esse. Mas nesse caminho quero saudar com muito carinho e orgulho meus amigos técnicos do Dphac e do Departamento de Projetos da Secult. São pessoas que garantem a continuidade dos processos, atravessam as gestões e são a memória da instituição.
Meus amigos, que essa nova casa seja prenúncio da valorização permanente e maior de cada um de vocês e que continuem desempenhando essa importante missão institucional e social. Shirley Monteiro, Renato Gimenez, Sabrina, Éden Costa, @monikaeleres @avaleriabarros Leslie Claudia Nascimento, Tatiana Borges e tantos outros.
Parabéns a todos os envolvidos pela restauração do Palacete Faciola e meu muito obrigada aos meus amigos de vida.
ROSE NORAT - arquiteta
Uma obra preservada como esta, deixa-nos repletos de alegria. E como Curador do Centro de Memória da Indústria e do Comércio do Pará, mais ainda. Parabéns à todos aqueles que contribuíram para a realização deste trabalho com um resultado primoroso.
ResponderExcluir