... da Praça do Carmo, vamos ver em que situação ela se encontra, hoje.
Na noite anterior a sua inauguração, ou seja, na véspera do dia 26 de novembro de 2020, começaram a chegar visitas. Skatistas e patinadores, vieram fazer uma anteprina, enquanto lavavam a praça para a entrega à população.
A inauguração aconteceu sem que os moradores da área fossem avisados ou convidados. O Padre Genaro bem que se aproximou do busto de D. Bosco, mas foi ignorado e, depois da oração que fizeram, sem sua ajuda, ele voltou para o colégio do Carmo.
Depois da inauguração, começaram as ações destrutivas. Chegavam de dois em dois e faziam vôos, seja sobre a escadaria que no seu entorno. Começaram a aparecer os canteiros com seus cantos danificados...
Um mes depois, pelo Natal, os sinais ja eram bem evidentes, até nos degraus, encerados, da escadaria do anfiteatro. Queriam arredonda-los?
Até onde se encontrava a bomba d'agua, eles fizeram uso, inclusive de cera.
.
A partir do dia dez de janeiro começou a faltar luz em algumas ruas da área tombada da Cidade Velha. Moradores e comerciantes ja estavam irritados. A Equatorial vinha, consertava um poste da Dr. Assis mas apenas iam embora, a luz também ia-se.
No meio tempo, ja tinham desaparecido seis lampadas do anfiteatro. Alguns balizadores ja estavam sendo "trabalhados" para serem retirados da calçada da Siqueira Mendes, bem em frente a uma camera do CIOP ...desligada.
Chegamos ao dia 12, aniversáro de Belém, e depois de várias insistências os tecnicos da Equatorial descobriram que o problema estava num poste em frente da igreja do Carmo. Deram a culpa aos "matinhos" que cobriam os fios elétricos que se encontravam perto da mangueira retirada um mes atraz. Disseram também que não tinham "competencia para ficar tirando matinho" mas tiraram alguns e foram embora. Nessas alturas a praça ja estava cheia de moradores que, aproveitaram a volta da luz e começaram a jogar bola, outro uso inadeguado da praça.
... e a luz foi embora novamente. O jeito era esperar o dia seguinte...mas chegou outra viatura da Equatorial e deu seu jeitinho. Era hora do intervalo do jogo de futebol na TV quando o silencio se fez na praça.
No dia seguinte, para surpresa geral, não tinha mais nenhuma lampada no anfiteatro da praça.
Todas, tinham desaparecido: agora mesmo que tudo ia ficar no escuro.
Mais um dia amanheceu e mais uma vez a praça se encheu de gente, e as depredações continuavam,.. as lampadas debaixo ds bancs arredondados, também tinham sumido.
Durante todos estes dias os atos predatórios aconteciam sem que nenhum orgão preposto a defender o patrimônio comparecesse para fazer seu dever.
Algumas viaturas passavam durante o dia, nem sempre quando estavam depredando a praça.
Duas vezes a Policia Militar compareceu, chamada pelos moradores, a causa das bolas que caiam onde não deviam, ou seja, nas propriedades privadas.
Duas televisões denunciaram essas ações incivis...mas não vimos resultados válidos.
Todos os moradores estão indignados pela total falta de atenção com esta praça tombada e apenas requalificada com uma despesa de quase um milhão e meio, apesar de todas as reclamações feitas.
É um absurdo ver esses fatos se repetiram e que nada é feito para evitar os danos que estão fazendo ao patrimônio.
As câmeras da CIOP existentes na Siqueira Mendes bem que poderiam ajudar a individuar os malfeitores.
UM GOVERNO SAINDO E OUTRO CHEGANDO. ENTENDEMOS AS DIFICULDADES, MAS É O PATRIMÔNIO QUE ESTÁ PAGANDO O PATO...e o cidadão que deverá pagar essa despesa.
OUTRAS NOTAS A RESPEITO:
- https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2021/01/o-uso-das-estruturas-publicas.html
- https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2021/01/chamei-pm-e-vieram.html
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2021/01/sera-que-e-maldiccao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário