Hoje participamos de uma reunião convocada pela 2º. Promotoria de Justiça de Meio
Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo, assinada por Nilton das Chagas, para
discutir a entrada de carretas na área tombada.
”Como implementar as medidas proposta pelo IPHAN para
reduzir o trafego de veículos pesados no Centro Histórico de Belém, a partir da
instalação de balizadores em locais estratégicos.”
Entre os presentes: IPHAN, FUMBEL, SEMOB, SEURB, DPHAC e
alguns colaboradores desses orgãos, além de um representante do Sindicato de transportadores
de carga. Cada representante dos orgãos presentes deu opinião sobre a proposta e alguns sugeriram pontos a serem verificados.
Os problemas eram dois: estacionamento em praças e calçadas e entrada de carretas, inclusive com reboque, em area tombada.
Os problemas eram dois: estacionamento em praças e calçadas e entrada de carretas, inclusive com reboque, em area tombada.
- O Iphan relacionou as
providências sugeridas na Carta de Washington sobre a defesa do patrimonio e
apresentou um vídeo onde evidenciava os abusos da presença de carretas,
inclusive com reboque, descarregando em área tombada. Depois demonstrou as
providências tomadas em grandes capitais estrangeiras e as sugestões para os casos em exame.
- A Fumbel comunicou que já havia enviado ao Iphan, há poucos
dias, uma proposta a respeito.
- Seja a SEURB que a SEMOB sinalizaram a falta de pessoal como uma limitação que criará problemas, mesmo depois da colocação dos balizadores.
- Mesmo se
balizadores já foram colocados no entorno da igreja de Nazaré e em praças, foi
sugerido pela SEURB a previsão de um ato que permita tal uso para as... outras calçadas.
- Foi examinado também o problema relativo aos tipos de veiculos que podem acessar o
Centro Histórico.
- Nas leis não é claro se os pesos dos veiculos de 4 ton. ou 5.500kg, sejam cheios ou vazios? (será o PBT: peso bruto total=carga transportada + tara do veículo ?)
- Prever horários para a passagem de carretas, incluindo ruas
da área tombada, é tirar o peso da defesa do patrimônio.
- Reconhecer a necessidade de entrepostos para a carga destinada ao Centro Histórico,
principalmente.
- Tratar os ônibus de turismo como outros veículos pesados,
prevendo estacionamento fora da praça da Sé.
- A dificuldade de usar os dados das cameras do CIOP relativamente aos abusos na Praça do Carmo também foram debatidos com a SEMOB.
- a Semob gostaria de receber um 'prato feito': além dos videos, todos os dados dos veiculos que abusam na Pça do Carmo ...!!!
- A dificuldade de usar os dados das cameras do CIOP relativamente aos abusos na Praça do Carmo também foram debatidos com a SEMOB.
- a Semob gostaria de receber um 'prato feito': além dos videos, todos os dados dos veiculos que abusam na Pça do Carmo ...!!!
Aproveitamos a ocasião para lembrar também o dano e as dificuldades que a não
regulamentação do ato de tombamento do IPHAN da Cidade Velha e Campina, juntamente
com o fato do Plano Diretor não o ter
adotado, causaram ao governo efetivo dessa área tombada pelas várias Secretarias
Municipais. Esperanças de resolução de tal problema transferidas para o P.D. em estudo.
O Dr. Nilton prometeu transmitir a Procuradoria Geral do Municipio o material discutido para analise, visando a assinatura de um T.A.C.
Reconhecemos a validade de tal reuinão e agradecemos o convite. Todos se sentiram informados.
Esta nota não é uma ATA, somente algo do que foi discutido e que interessa a Cidade Velha... A Ata verdadeira o MP ficou de mandar.
Agora começamos a esperar os trinta dias previstos para a resposta da Prefeitura.
PS 1: EXEMPLO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EM VEICULOS BEM MAIS IDONEOS DO QUE O QUE VEMOS DIARIAMENTE.
PS 2: RECEBEMOS A ATA DA REUNIÃO EM DATA 13/02/2020
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