sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Quando usar V. Ex.ª ou V. S.ª


Para ser vereador, deputado ou senador, não precisa ter qualquer titulo de estudo, entre os tradicionais. Nas fileiras das instituições onde eles estão, os  Master, PHD e Pos Doutor, de fato e com certeza, são bem poucos.

Normalmente se diz que, em media, no nosso dia-a-dia usamos cerca de 200 a 300 palavras existentes nos dicionários, mas devemos acrescentar que,  mesmo se poucas, ainda as usamos de modo errado. Seja com ou sem titulos altissonantes, vemos que a nossa lingua está... em decadência. Os anglicismos estão encabeçando essa mudança, enquanto a riqueza da nossa lingua é deixada de lado.

Dias atras, nesta nota https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2023/09/cedico.html , falamos da palavra “cediço” bastante desconhecida e de outras usadas em leis, mas totalmente ignoradas na hora do trabalho. Nota-se que essa superficialidade acontece, não somente por falta de leitura, de estudo, mas principalmente por falta de.. correção.

Estes dias, ouvindo os discursos feitos em vários órgãos situados em Brasilia, o V. Excia. abundava... então, quando usar o Vossa Senhoria? Alguns devem saber que o Vossa Eminência, é usado no ambito religioso, para bem poucos titulados porém, e de fato bem pouco citado em discursos naquelas sedes.

 Sem querer colmar o argumento, mas para dar uma ideia do uso dessas formas de tratamento, vamos ver quando usa-las. Segundo o que encontramos no novo “pai dos burros” (computador), V. Excia se usa para:

-  Presidente/a da Republica e vice; Ministro/a;  vereador/a, governador/a e vice; prefeito/a e vice;  deputado/a; senador/a; Secretario/a de Estado e Municipal;

- Secretario/a Geral da Presidencia da Republica; Consultor/a Geral da Republica; Secretario/a nacional ou executivo do Ministerio;

-  Presidente/a orgão judiciario; Ministro/a tribunais (STF, STJ, TST, TSE, STM); Presidente/a e membros do Tribunal de Constas; Desmbargador/a;. Juiz/a;

- Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e das tres Armas, além do Chefe de Gabinete Militar da Presidencia da Republica; oficial General das Forças Armadas;

- Advogado/a geral; Procurador/a geral;

- Reitor/a de Universidade;  Embaixador/a.


 Relativamente ao uso de V. Senhoria, temos:

- Procurador/a e Defensor/a Público; Ouvidor/a

- Consul/eza e Adido Cutural;

- Militares até a patente de Coronel;

- Presidente/a, Diretor/a de empresas.

 

Para a parte religiosa são usados quatro termos diferentes, ou seja:

- Vossa Santidade – Papa e Dalai Lama;

- Vossa Eminência – Cardeal;

- Vossa Reverendissima – Arcebispo e Bispo da igreja Catolica e

- Vossa Senhoria - Demais autoridades religiosas.

 

Não totalizamos os casos, com certeza, mas demos uma ideia de onde usar tais formas de tratamento... na nossa lingua e nesses órgãos, principalmente.

Fora desse ambito, temos, infelizmente, que conviver com pesquisas de campo onde o argumento e as palavras usadas se chocam, não somente desvirtuando o argumento, mas complicando as respostas e o resultado. Outra desilusão, neste caso, pensar que são pessoas "formadas" a fazer  as perguntas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário