Esta notícia foi dada dia 03/08/2016:
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação
Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (3) substitutivo ao Projeto de
Lei do Senado (PLS) 38/2015,
que prevê que o assunto cidadania será abordado em subtemas como direitos
humanos e noções constitucionais em disciplinas de todas as séries do Ensino
Médio. Ainda nesta quarta-feira (3), a Comissão de Infraestrutura (CI)
sabatinou André Martins de Araújo, indicado para o cargo de diretor do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Jovens
podem passar a ter aulas de cidadania no Ensino Médio
(http://bit.ly/2axC5Va) Fonte: Agência Senado
Não temos ideia de que fim levou tal projeto de lei, mas nesse meio tempo que passou, esta Associação, sugeriu a necessidade de alargar essa proposta.
Observando o recorrente descaso do poder público e da população com o resguardo do patrimônio cultural, em muitas ocasiões em situações devidamente autorizadas por órgãos públicos; considerando que é generalizada a carência de conhecimentos e de consciência entre adultos e crianças, brancos e pretos, letrados e incultos, pensamos que seria o caso de começar na escola a tratar do argumento.
O trânsito de carretas, ônibus de agências de turismo, trios elétricos e outros veículos grandes e muito pesados na área tombada de Belém, provoca trepidações em inúmeros prédios históricos. Essa ameaça de perda iminente de relevantes elementos remanescentes de nossa história também nos preocupa. Assim, pensamos que as autoridades debruçadas sobre o tema deveriam rever
as pautas como se dão na prática.
Quanto à poluição sonora, começa na porta das igrejas, não somente nos dias de comemorações litúgicas, mas também na saída das noivas após as ceremônias de casamentos... Na frente da Assembleia Legislativa, a casa das leis situada em área tombada, as manifestações populares que clamam por direitos dos cidadãos são acompanhadas por trios elétricos com muitos decibéis... em total afronta ao que prevêem as leis.
Os portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, sofrem com as calçadas indisponiveis e isso também é uma questão de RESPEITO DA CIDADANIA a ser levada em consideração. As leis dão razão a quem têm esses problemas, mas não vemos o respeito por parte de quem autoriza o uso das calçadas...
Sabendo que os bens integrantes do patrimônio cultural brasileiro estão submetidos a um especial regime de proteção juridica, e a sua gestão é sempre subordinada a ações de controle e fiscalização por parte de órgãos públicos, nos tres níveis da federação, então por que não falar disso nas escolas?
Vendo que as ações da CIVVIVA estão embasadas em cobrança no cumprimento das leis, durante as campanhas eleitorais passamos a sugerir que fosse acrescentado no curriculo escolar conteúdos relativos a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PATRIMONIAL e do TRÂNSITO, objetivando ajudar na formação das crianças... Nenhum resultado foi visto.
Durante o recente evento "Diálogos Amazônicos" lemos com prazer que “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça (8) que proporá ao Ministério da Educação uma pauta ambiental a ser incluída no currículo escolar.” Nós queremos sugerir algo mais.
Se devem retocar o curriculo escolar, seria o caso de ampliar aos problemas concretos que temos hoje em dia.... e os ruídos excessivos estão entre os mais graves, pois atingem pessoas e animais, prédios históricos e casas de pobre, em cujas familias têm pessoas carecendo de merecido repouso. A trepidação causa danos para todos e em vários sentidos.
Portanto, àquela
proposta de lei acima citada, poderiam ser acrescentadas as
normas, existentes inclusive no Código de Postura, necessárias a melhorar a educação e a civilidade de nossos futuros cidadãos, acrescentando elementos de EDUCAÇÃO
AMBIENTAL, PATRIMONIAL e do TRÂNSITO, como parte integrante do termo CIDADANIA.
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