domingo, 7 de abril de 2019

UMA HOMENAGEM TARDIVA


Desleixo para com a nossa história, é o minimo que podemos dizer. Não somente por parte dos historiadores, mas, neste caso, também das mulheres.


É de 1619 o primeiro defensor das mulheres em terra brasileira. 
Falo do CACIQUE GUAIAMIABA, que, juntamente com sua tribo Tupinambá foram aliados dos portugueses quando chegaram aqui em 1616, ajudando, inclusive, na construção do Forte que deu origem a cidade de Belém.

Alguem sabe o motivo de sua morte (além do José Varella, é logico)?  Pois deveria ser festejado no dia das mulheres, no Brasil inteiro, em vez não é nem nome de rua... ao menos que eu saiba.

Muitos não sabem que: com o passar dos dias, após o desembarque dos portugueses aqui  em Belém em 1616,  começaram eles a abusar das índias. Duas mentalidades completamente diferentes se encontravam e, elas, nuas, eram uma atração para quem andava coberto da cabeça aos pés e com uma cruz no peito.

A importancia de cobrir a razão dos 'nossos pecados' e o fato de indio andar nú, além de não ter 'alma' para a igreja católica (além das  mulheres em geral), deve ter levado os 'colonizadores' a tais atos. 

 Em1619 cansados de tanto desrespeito, Guaiamiaba e seu povo avançaram contra o povoado que tinha se desenvolvido ao redor do forte que ajudaram a construir, tentando expulsar os portugueses. Motivo: terem violentado suas mulheres e filhas.

A luta entrou noite a dentro com os índios e suas flechas venenosas e incendiárias de um lado, e do outro os portugueses com suas armas de fogo. Acabou após Guaiamiaba ser atingido por um tiro de arcabuz que causou sua morte.

 A nossa história é mesmo desconhecida. Nem nas escolas de Belém se fala dele. Tal fato, totalmente desconhecido até pelos professores de história daqui, nunca foi aprofundado nem divulgado.

Os poucos que conhecem essa história como é que não tomaram providências em algum modo? Será que nem as ‘feministas’ tinham conhecimento desse fato?
Será que alguem pensou nele como o primeiro homem a defender as mulheres?

Não tenho conhecimento de nenhuma  homenagem  ao ”Cabelo de  Velha” como defensor das índias, das mulheres. Isso em 1619. Será que tem algum pesquisador, ou pesquisadora  que sabe algo mais sobre esse argumento?

PRECISAMOS COLMAR ESSA  LACUNA 


PS: leve-se em consideração que: o Francisco Caldeira de Castelo Branco que, nos primeiros dias de maio de 1619, conjuntamente com seu sobrinho e mais Baltasar Rodrigues de  Melo, Antônio Pinto e Cristóvão Vaz Bitancourt, era remetido preso para Portugal pelo novo capitão-mor Jerônimo Frangoso de Albuquerque, em virtude de ordens que trouxera de D. Luís de Sousa, governador-geral do Brasil. Isso pela violencia que foi o seu governo.
Outro muito perigoso, apesar dos feitos para Portugal, foi Pedro Teixeira. Ambicioso e perverso, não poupou a vida dos indios, de quem tanto se valia nas suas expedições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário