A ideia da Civviva ao instituir o Reconhecimento Carlos Rocque, em 2014, era tornar público o que algumas pessoa fazem por Belém e seu patrimônio.
Trata-se de pessoas que acomunam o mesmo interesse, ou seja: que amam Belém, suas cores, suas casas, suas ruas, seus sabores, sua história e até... suas desgraças. Entre essas pessoas, escolhemos aquelas que nutrem uma particular atenção ou afeto pela Cidade Velha.
Este ano foram escolhidos dois fotógrafos: Faustino Castro...
("Encontro nas 11 janelas" Casarão na beira do rio, que Landi adaptou para Hospital Real em meados de 1700.)
("Chove na trav. Felix Rocque" Uma familia vai em direção de um porto, dos tantos que existem na Cidade Velha.)
... e Ronildo Matsuura, com a antiga Casa dos Governadores, obra de Landi, hoje Museu do Estado e a fachada da igreja do Carmo no dia da entrega, restaurada, à cidadania.
Hors concurs foi escolhido Sebastião Piani Godinho. Quem é seu amigo no Face tem a satisfação de ver seus trabalhos, suas lembranças, seus desenhos, suas fotos. Tudo é historia, distribuida diariamente nos Facebooks dos amigos que se deleitam com tantas coisas novas, para nós, que ele disponibiliza.
A igreja de S.João e a Praça do Relogio vistas pelos delicados traços de Sebastião.
Todos e cada um, a seu modo, salvam nossa memória, aguçam nossa vista, defendem nossa história, enfim, ajudam a perpetuar a lembrança do que é nosso, e isso é feito sem nenhuma obrigação, mas por prazer. . . e nós Reconhecemos esse fato com um simples azulejo com o simbolo da Civviva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário