sexta-feira, 7 de novembro de 2025

O NOVO TERMINAL DA TAMANDARÉ

...é na CIDADE VELHA, e fomos  nos informar quantos municipios serve: so Barcarena, nos responderam. POR QUE isso?

  Vamos aproveitar a COP30 para falar do que aconteceu em Barcarena, dez anos atras, porque nos admiramos que os navios que saem desse terminal,  vão somente para Barcarena... e não adiante dizer que é ”só por enquanto”.

  Aproveitaremos as informações lidas neste   artigo do dia 09/10/2025 https://reporterbrasil.org.br/2025/10/dez-anos-naufragio-5-mil-bois-impacta-comunidades-para/

Há 10 anos o navio Haidar, que transportava 5 mil bois vivos, naufragou no porto de Vila do Conde, no município de Barcarena. O navio continua submerso no mesmo lugar da tragédia — e o desastre segue como ferida aberta na vida das comunidades locais. 

 Metade da comunidade foi embora, principalmente crianças e idosos. Muita gente foi para Belém e Abaetetuba para esperar as coisas melhorarem.

Análise feita pelo Mapbiomas mostra que mais de 90% do desmatamento da Amazônia está ligado à abertura de pastagens. Entre 2015 e 2017, quase todos os bois exportados por Vila do Conde vinham de fazendas localizadas em municípios que estão entre os maiores desmatadores....

Segundo quanto lemos na Internet, em outro artigo  a  Noruega tem atividades em Barcarena, principalmente através da atuação da empresa Norsk Hydro, uma gigante global do setor de alumínio... e é, inclusive acionista majoritária (62%) da Alunorte.

É o caso de lembrar que a Albras é uma fábrica de alumínio primário, também localizada em Barcarena

As atividades da empresa em Barcarena têm sido objeto de atenção e controvérsia devido a preocupações e denúncias de impactos ambientais e sociais, incluindo vazamentos de rejeitos e contaminação de rios e comunidades locais.  Será que isso ja foi resolvido?O governo norueguês é um dos principais acionistas da Norsk Hydro. 

Dia 18 de março. de 2024  lemos que:  Mineradoras da Noruega e da França são responsáveis por metade dos desastres ambientais de Barcarena ... e descobrimos que o  polo industrial da cidade tem outras 92 empresas. A água, o ar e o solo foram brutalmente alterados. E a cidade ganhou uma nova estatística: desde 2000 houve ali, em média, um desastre ambiental por ano. De vazamento de substâncias como óleo, carvão, soda cáustica, ácidos, caulim e esgoto a incêndio em galpões químicos, passando por naufrágios que mataram milhares de bois afogados e até pela formação de uma nuvem de fuligem que cobriu um bairro da cidade.


Ficamos curiosos: será que algo a respeito de quanto supra será discutido estes dias em Belém? Não seria uma oportundade única? Ou será que está na base da ajuda proposta na COP30?   

Hoje fomos informados que a Noruega anunciou disponibilizar US$ 3 bilhões para o fundo de florestas proposto pelo presidente Lula. 

Gostariamos de saber como será usado esse dinheiro: - as denúncias relativas  ao problema dos impactos ambientais e sociais, os vazamentos de rejeitos a contaminação de rios e comunidades locais, terão outra ajuda, ou estão contidos nesta oferta? Quantos outros débitos tem com o Pará?

E a FRANÇA?  o que vai propor, quanto aos danos ambientais que também provoca por aqui, na Amazonia.

 NÃO DEVERIA SER ESTA A OCASIÃO BOA  DE RESOLVER ESSA REALIDADE CRIADA POR ESSAS ATIVIDADES ECONOMICAS?


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário