ONTEM, dia 14 de abril, teve inicio o “Seminário Belém
Paisagem Cultural: Estratégias para uma cidade verde, inclusiva e sustentável”.
O evento é uma realização do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (LACORE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o patrocínio e apoio executivo da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT/PA). Tivemos também o apoio institucional da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (IPHAN/PA), da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e do SEBRAE.
Foram convidadas diversas
representações de instituições públicas federais, estaduais e municipais, além
de associações, empresas públicas e privadas, universidades e diversos outros segmentos
e atores sociais.
Muitos dos convidados não se
fizeram presentes, mas os que compareceram, fizeram a diferença.
O objetivo do seminario era realizar o encontro em caráter preliminar visando pactuar estratégias para a reabilitação do CHB.
De forma estratégica, o seminário visa promover e articular um amplo compromisso de política pública participativa ao considerar que a cidade de Belém é candidata a sediar a COP 30 em 2025 e busca um novo modelo de desenvolvimento das cidades na Amazônia comprometido com a agenda verde, uma cidade inteligente, inclusiva e sustentável no universo temporal até 2050.”
Para ajudar a qualificar a discussão foram convidados técnicos e especialistas que trabalham com planejamento em projetos estratégicos incluindo focos específicos.
A metodologia escolhida foi ter um público amplo, representativo e qualificado para esse momento.
Foram constituídos grupos de trabalho por eixos temáticos que, hoje, dia15 a tarde, concluiram os trabalhos com o resultado dos GTs.
Os organizadores, satisfeitos com o resultado, agradecem, não somente os que compareceram, mas a todos aqueles que ajudaram a
Nenhum comentário:
Postar um comentário