domingo, 16 de outubro de 2022

EVENTOS EM ÁREA PÚBLICA


  Durante a campanha eleitoral de 2012, esta Associação convocou os candidatos a prefeito para trocar ideias sobre a defesa da área tombada. Foi o nosso primeiro Exercicio de Cidadania. 

 Naquela ocasião, em presença dos candidatos que aceitaram o convite, o representante do Arraial do Pavulagem fez um pedido: que, o ganhador da eleição, providenciasse uma área para grandes manifestações, pois a praça do Carmo não tinha sustentabilidade para receber muita gente. (https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2012/06/o-nosso-exercicio-de-cidadania.html). Esse pedido não foi acatado pelo prefeito eleito.

Lendo a relação da Dra. Edilza, que presidiu a FUMBEL no 1° governo de Edmilson Rodrigues, notamos o porquê da repetição da experiência das Serestas, nascida no governo do Dr. Gueiros, ter sido refeita e logo suspensa, cancelada.

 Dizia ela que tal manifestação se esgotou “pelo número de pessoas que vão à praça, e assim, o evento perde objetivo de enraizamento no Bairro...” pois a Praça do Carmo não tinha condições de receber todo o público que vinha de outros bairros. Elencou todos os problemas: desde a falta de estacionamento, até a falta de banheiros químicos, passando pelo aumento de roubos e assaltos...

 As suas sugestões também não foram ouvidas. Ótima foi a ideia de ”um circuito de atividades culturais no mesmo dia em vários pontos de Belém, permitindo assim, que o público dos bairros mais populosos possam ter a liberdade de ser escolher permanecer em seus bairros.”

 De fato, se notava que ao acabar o evento, muitos dos presentes perdiam o último ônibus para voltar para suas casas..., e a balburdia se instalava na área. A busca de uma “articulação com as associações de bairros ou dos amigos das praças” era necessária. E isso é previsto até nas leis, mas não vingou.

 No exterior, onde o verão dura menos tempo, o aproveitamento de praças e  pátios de prédios antigos era decidido segunda o tamanho da área a ser usada. Voz e violão iriam para praças como a Maranhão (em frente a Igreja de Santana), por exemplo, com toda a vigilância e serviços necessários ao público presente.

 Envolver os artistas do bairro, também era uma boa ideia, inclusive fazendo um rodizio entre eles por áreas de outros bairros...., mas não foram para frente suas ideias. No meio tempo o Arraial do Pavulagem apareceu, cresceu e utilizou por algum tempo a Praça do Carmo, contrariamente às sugestões que tinham sido dadas, e para insatisfação de muitos moradores que viam seus carros riscados e aqueles que eram assaltados ou roubados..., além da poluição sonora provocada em frente a uma igreja tombada. Com o tempo passando, e o seu público amentando, os responsáveis pelo Arraial do Pavulagem entenderam os problemas que criavam na área tombada e, educada e civilmente se retiraram.

 É mal entendida a frase que dá o “direito de ir e vir”, pois muitos confundem com a possibilidade de perturbar os outros com gritaria e algazarra, ou seja, o exercício do direito de "ir e vir" não pode ser entendido como um salvo-conduto para "delinquir". Útil e justa, portanto era a proposta de ter atividades de educação ambiental e de educação patrimonial, que deveriam ocorrer dias antes dos eventos, “ou mesmo cursos de capacitação que permitam que as pessoas possam exercer atividades no entorno da Praça.”

 Muito oportuno também  deixar claro que não se trata de uma ação entre amigos. Todos os artistas devem ter possibilidades iguais: uma espécie de convocação pode ser feita, assim todos podem se inscrever.  

Poucos meses atras, ajudados pelo Ministerio Público, levantamos os problemas principais da área tombada da Cidade Velha em presença de alguns professores universitários e,  somente um representante da Prefeitura. Era um pedido de socorro, mas o resultado de tal Coloquio, não vimos até agora.

 Seria o caso de começar a pensar em fazer um ”Estatuto” das festas em área pública, organizadas por quem quer q seja, com especificações  relativas aos decibeis a serem respeitados, aos banheirosm a dispersçao e inclusive as despesas. Suportar os abusos que vemos autorizarem, é inadmissível.

 A necessidade de respeitar as leis, em todas as manifestações públicas, leva também a possibilidade de aplicar, inclusive, as sanções previstas para as infrações. Isso para que não confundam “democracia” com “amigocracia”.

 Todos devem entender que, além de defesa do nosso patrimônio histórico, é uma questão de:

- civilidade;

- educação e

- democracia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário