domingo, 10 de junho de 2018

ESPERANDO O DINHEIRO DO PAC DAS CIDADES HISTORICAS.


Em 2012 tivemos uma ação de limpeza da praça do Carmo. Lavaram, colocaram lixeiras, plantinhas... aqui a noticia http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2012/04/limpeza-geral-da-praca-do-carmo.html.

Esta semana que passou se repetiu essa ação em ao menos tres praças da Cidade Velha. Não vamos entrar no mérito da motivação que levou a Prefeitura a fazer essa ação, mesmo se pensamos que a nossa insistência em reclamar de tudo, tenha ajudado.

Vamos aos fatos: 
- na Praça do Carmo, foram colocadas lixeiras, pintadas as colunas e os bancos, mas, como se nota das fotos,  faltou grama para parte da praça, e,  não foi resolvido o problema do cano que não escoa a água da chuva, assim o anfiteatro vai continuar a encher. 















- na Praça Frei Caetano Brandão, se nota as lixeiras e as pinturas. Esta praça é sempre bem tratada.














- Na Pça. D.Pedro II - Foram podadas arvores; secaram o lago poluído e, principalmente limparam boa parte do monumento, pois como se vê na foto, ainda resultam sinais da pichação.
















 Antes,  era triste ver o monumento principal da Pça Pedro II nestas condições ...
O lago, nesta situação...

E as calçadas...
E os bancos...

Na Praça do Carmo, o anfiteatro serve de piscina e de campo de futebol, quando chove e quando faz sol,  e os gols vão  parar nas portas das casas e lojas do entorno... A Guarda Municipal deveria resolver isso, afinal ali não é um campo de futebol.
















 A praça menos abandonada é a Frei Caetano Brandão, mas a poluição visual com que convivemos é incrivel.







A quantidade de postes no canto da Dr. Malcher é inaudita.








Postes e  placas de informações no canto da Siqueira Mendes, também...




...e aqueles na calçada da praça em frente a Catedral, será que foram retiradas?









A limpeza dessas praças foi bem recebida, pois agora temos uma sensação diferente ao passar por elas. Ficamos, porém, no aguardo da chegada do dinheiro do PAC das Cidades Históricas (http://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2013/08/pac-das-cidades-historicas.html) para ver se os problemas que sobraram serão  levados em consideração, pois fomos informados que: Os projetos das Praças inseridas no PAC foram totalmente concluídos, aprovados pela Superintendência do IPHAN regional, pela CEF e tiradas todas as licenças. Contudo, estamos no aguardo da aprovação do IPHAN Nacional (em Brasília), para dar início ao processo licitatório para contratação de empresas para a realização das obra.”.

Pena que o PAC não sirva para ajudar a debelar a poluição sonora que aumenta cada vez que a Secon autoriza um novo local ou festas com musica, ou, os orgãos competentes esquecem de controlar ou proibir até os fogos de artificio em porta de igrejas tombadas.


PS: a maior parte das fotos é de Celso Abreu, a quem agradecemos.


Um comentário:

  1. É isso mesmo Dulce! Insista com as autoridades para que tomem juízo e preservem o patrimônio paraense. Por outro lado, reconhecer os avanços e respostas modestas da Prefeitura como vem fazendo é muito importante. Precisamos de mais medidas socioeducativas nas escolas para que as crianças tenham outra sensibilidade em relação a nossa cidade e interfiram nas atitudes de seus pais. Quanto ao ruído, o CONAMA define com clareza os limites máximos de emissão sonora em 55dB durante o dia e 50dB à noite. Falta fiscalização, respeito e bom senso por parte da sociedade na aplicação das Leis que já existem.

    ResponderExcluir